DONO DO VOTO

DEPUTADO DA PARAÍBA NÃO É DONO DO SEU PRÓPRIO VOTO:

A política na Paraíba atingiu um grau tão grave de maniqueísmo que qualquer sinal de pensamento independente suscita reações das mais radicais. Esta semana, o deputado Janduhy Carneiro (PPS), da base de sustentação do governador Ricardo Coutinho na Assembléia Legislativa, acompanhou o voto da oposição numa matéria de interesse do Governo e desencadeou um processo que demonstra claramente a razão pela qual é mais difícil desenvolver a Paraíba do que os outros Estados.

Janduhy Carneiro ficou literalmente entre a cruz e a espada. Mais precisamente entre a Cruz Vermelha e a espada da Lei. E, nesse caso, Janduhy fez questão de tornar público que, “entre a Cruz Vermelha e a Lei, fico com a Lei. Entre o Governo e a Lei, fico com a Lei”.

Mas, a decisão de Janduhy provocou uma reação tão rápida quanto estúpida. O líder do Governo na Assembléia, Hervásio Bezerra, já considera o deputado na oposição. O vereador Bruno Farias, líder do Governo na Câmara Municipal de João Pessoa fez pesadas críticas a postura de Janduhy. Farias classificou o fato de o deputado ter votado com a oposição de “hermafroditismo político”.

O que deveria estar em questão não deveria se limitar ao fato de um deputado da base do Governo votar com a oposição. Os parlamentares são eleitos para representar a população e não o Governo. É claro que os blocos se formam em torno da composição dos Governos, mas o que se espera de um deputado é, no mínimo, autonomia e independência para votar matérias sem sofrer tamanha pressão política.

Independentemente da matéria em votação, a posição do deputado Janduhy Carneiro não deveria, necessariamente, colocá-lo na oposição ou em rota de colisão com o Governo. Há temas que necessitam de independência na hora de serem votados. Pode até ser que a matéria em questão merecesse tamanha importância, mas revela perfeitamente como funciona o patrulhamento político na Paraíba.


Fonte: Jornal Contraponto
(30/09 a 06/10/2011)


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.