LAÇOS FAMILIARES

PARTIDOS POLÍTICOS NA PARAÍBA DECIDEM TUDO NA COZINHA. CONFIRA A LISTA DAS LEGENDAS:

Não é exagero. Alguns partidos na Paraíba podem perfeitamente tomar decisões importantes numa rápida reunião na cozinha de casa de seus dirigentes. A razão é simples: a legenda se transformou num 'patrimônio familiar'.

Levantamento básico feito pelo blog detectou uma predominância familiar em, pelo menos, oito partidos de expressão no Estado. A cultura dos dirigentes partidários de cercar de pessoas de confiança parece ser a tônica no momento de composição das cúpulas partidárias. Nesse sentido, prevalece a lógica: quem é mais de confiança do que seu filho, seu pai, sua esposa....?

Veja, abaixo, os casos flagrantes de nepotismo partidário na Paraíba:

DEM - Presidido no Estado pelo ex-senador e atual secretário de Estado da Infraestrutura, Efraim Morais. Por articulações próprias, Efraim Filho, deputado federal, é o presidente da Juventude Nacional do DEM. Mas, no Diretório Estadual, o 'cacique' conta com, pelo menos, 10 parentes diretos - entre os quais, dois irmãos (Joácio e Inácio Bento) e um primo (Glauco). Todos participam também do diretório municipal de João Pessoa - onde se acrescenta a esposa de Efraim, Ângela.

PMDB - Tem como principal comandante na Paraíba o ex-governador José Maranhão, que colocou na presidência do partido homem de sua confiança - Antônio de Souza -, que já disse: passará o cargo a Maranhão na hora em que ele quiser. Os detalhes familiares: não por acaso, o sobrinho Benjamin Maranhão, deputado federal, assumiu a presidência do PMDB de João Pessoa. No diretório estadual, despontam ainda os nomes de Olenka Maranhão (deputada federal e sobrinha), Wilma Targino Maranhão (prefeita de Araruna e irmã). Há ainda Mirabeau Maranhão e Magda Maranhão.

PP - É presidido pelo ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro, que faz questão sempre de ter por perto na direção os dois filhos (Aguinaldo, deputado federal) e Daniella (deputada estadual), além de Sílvia Maria Velloso Borges e Gustavo Ribeiro. Ah, o presidente do PP municipal de Campina Grande é irmão de Enivaldo e tio de Daniella, pré-candidata a prefeita nas eleições de 2012.

PDT - O partido tem como principal liderança o deputado federal Damião Feliciano, que durante muitos anos atuou como presidente da legenda. Em maio deste ano, o parlamentar decidiu passar o cargo...para o filho, Renato Feliciano, atual secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico.

PCO - O Partido da Causa Operária na Paraíba não é tão revolucionário quando a questão é a composição da sua direção. Tendo como presidente Maria de Lourdes Sarmento, eterna candidata ao cargo de governador da legenda, o PCO-PB tem como secretária a filha da dirigente, Sarah Sarmento de Sousa. Há ainda Maria Elisabete Sarmento.

PP - O presidente do partido no Estado é o deputado federal Wellington Roberto, que compartilha a direção da legenda com o filho Caio Roberto (deputado estadual) e a esposa Déborah Sílvio Figueiredo Roberto. A família está ainda representada por Maria Roberto Dantas Vale, Felipe Barbosa Roberto e Epitácio Roberto Dantas.

PV - A legenda é presidida no Estado pelo sargento Denis Oliveira, secretário Executivo de Desenvolvimento e da Articulação Municipal. Na direção conta com a esposa, Maristela Viana de Oliveira - que, não por acaso, é também presidente do diretório municipal do partido em João Pessoa, capital do Estado.

PSC - O partido tem na presidência na Paraíba o ex-deputado federal Marcondes Gadelha, que conta com o suporte na direção dos filhos Leonardo (ex-deputado estadual) e Paula Gadelha. Fazia parte da legenda, até migrar para o PMDB, José Luiz Júnior, que levou consigo também o filho José Luiz Neto.


Fonte: Marcos Alfredo.com.br
(04/10/2011)


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.