PROJETO SALVAÇÃO E AÇÃO - CABEDELO PB

ATRAVÉS DA PRÁTICA DO ESPORTE, VÁRIAS CRIANÇAS DE CABEDELO (PB) ESTÃO DEIXANDO A OCIOSIDADE E SAINDO DA MIRA DO CRACK:


A Igreja Evangélica Missionária Unidos do Brasil, do Pastor Felipe, localizada no bairro Jardim Manguinhos, em Cabedelo (PB), teve a belíssima idéia de desenvolver o Projeto Salvação e Ação, que visa convocar os jovens da comunidade do Jardim Manguinhos, membros da Igreja, ou não, para se unirem e praticar esportes.

As modalidades praticadas pelo projeto são: Futebol de Campo, Futebol de Areia e FUTSAL. Sob a coordenação do professor Maurício Chaves, as crianças da comunidade são convidadas para participar do projeto, caso aceitem, terão que se submeter a algumas regrinhas básicas, como ter uma boa frequência escolar, além de prestar contas dos resultados dos exames escolares ao professor Maurício, que a depender do caso, pode até solicitar aulas de reforço para o aluno(a)/atleta.

Sem nenhuma quadra poliesportiva ou campo de futebol público existente no Jardim Manguinhos, os atletas do projeto se deslocam de bicicleta até a praia mais próxima, para a prática do Futebol de Areia, ou até a quadra poliesportiva municipal da comunidade da Campina da Vila, distante aproximadamente 2km do Jardim Manguinhos. Para a prática do Futebol de Campo, a turma vai para as comunidades de Forte Velho e Costinha, onde encontram equipes na mesma faixa etária para as disputas dos jogos.

A autorização para utilização da quadra municipal da Campina da Vila foi concedida pelo secretário de esportes do município de Cabedelo, professor Clemildo Gomes. O Professor do projeto, Maurício, está providenciando um ofício para a Secretaria de Esportes do município, para que o horário de utilização da quadra passe de 1 hora para 2 horas, haja vista que quando todas as crianças do projeto comparecem a aula, algo em torno de aproximadamente 30 crianças, 1 hora se torna muito pouca para que todos possam participar satisfatoriamente.

O projeto começou com aproximadamente 15 crianças, com idades entre 6 e 16 anos, um ano depois, este número quase dobrou, todavia, as dificuldades são muitas, e o projeto depende de doações para que possa continuar se expandindo. Os atuais uniformes e bolas foram doados pelo vereador Leto Viana e o ex-vereador Luceninha, segundo o coordenador do projeto, professor Maurício, seria interessante que tanto a iniciativa privada, como o poder público olhassem com mais carinho para projetos sociais desta natureza.

“O CRACK é uma realidade que está destruindo nossos filhos, nossas famílias e nossos lares, sabemos que uma criança perambulando pelas ruas da nossa cidade é alvo fácil para os traficantes de drogas, por isso temos que ocupar o tempo dessas crianças com a prática de esportes, este é o melhor e mais barato caminho para combatermos este mal social que afeta não só a nossa cidade, mas o Brasil como um todo.” Enfatizou o professor Maurício.

Vaninha
Após a aula desta quarta-feira (19), à noite, na quadra da Campina da Vila, conversamos com a atleta do projeto, Edvânia Cosme da Silva, mais conhecida como Vaninha, filha do Sr. Abel José da Silva e da Sra. Sebastiana Cosme da Silva. Vaninha é a única menina inserida no projeto, ela tem 13 anos, e joga futebol desde os 5 anos. Apaixonada por esportes, Vaninha falou, “seria interessante que mais meninas participassem do nosso projeto, é muito legal, aqui todos somos tratados por igual, a amizade existe de verdade, e o respeito também”, concluiu Vaninha.

Tivemos a oportunidade de conversar com outras crianças do projeto, como o João Victor Barbosa Soares da Silva, 11 anos, que pratica futebol desde os 7 anos. Também registramos as presenças do atleta mais novo, Felipe, 6 anos, acompanhado da sua mãe, e do Elder, 16 anos, ambos muito felizes com tudo.

De acordo com o coordenador Maurício, o Projeto Salvação e Ação converteu para Jesus, aproximadamente, 30% das famílias que possuem seus filhos participando do mesmo.

O blog Cabedelo na WEB e a Rádio Kebramar FM, através do programa Kebramar Esportes, se colocam a disposição, inteiramente grátis, para divulgar todos os eventos esportivos, educacionais e culturais realizados na cidade de Cabedelo, essa é a forma que encontramos para contribuir com as realizações que engrandecem o desenvolvimento da nossa cidade. Contato, Fábio Fernandes, (83) 8886-7050, e-mail: cabedelonaweb@gmail.com.

Fotos: CLIQUE AQUI!

Por: Fábio Fernandes
(20/10/2011, às 11h46min)


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca