Desemprego no Brasil sobe em março ao maior nível em 9 meses

O índice de desemprego no Brasil subiu em março para 6,2% da população economicamente ativa, o maior nível dos últimos nove meses, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A taxa de desemprego no Brasil saltou meio ponto percentual em comparação com a de fevereiro (5,7%), mas ficou abaixo da medida no mesmo mês do ano passado (6,5%).

O índice não era tão elevado desde junho de 2011, quando foi também de 6,2% após bater em 6,4% em maio.

De acordo com o IBGE, apesar do crescimento gradual a partir de 4,7% medido em dezembro, o menor nível histórico, a taxa de março foi a menor para este mês desde 2002, quando o indicador começou a ser medido com critérios mais rigorosos.

Tradicionalmente, o desemprego cresce nos primeiros meses do ano no Brasil devido à rescisão dos contratos temporários criados para reforçar a produção e as vendas na temporada natalina.

De acordo com o instituto, o número de desempregados em março nas seis maiores regiões metropolitanas do Brasil, nas quais é medido o índice nacional, chegou a 1,5 milhão, com alta de 8,8% com relação a fevereiro.

Entre fevereiro e março, ao menos 122 mil pessoas aumentaram o contingente dos interessados em uma colocação.

O número absoluto de desempregados em março, no entanto, permaneceu estável com relação ao mesmo mês do ano passado.

O número de pessoas empregadas nas seis mesmas cidades em março ficou em 22,6 milhões, sem variação na comparação com fevereiro, mas 1,6% superior ao do mesmo mês de 2011. No último ano, o Brasil gerou 367 mil novos empregos.

De acordo com as estatísticas oficiais, a renda média mensal do trabalhador brasileiro em março foi de R$ 1.728,40, o que equivale ao reajuste de 1,6% na comparação com fevereiro e de 5,6% frente à do mesmo mês do ano passado.

O índice oficial de desemprego mede o número de pessoas à procura de trabalho nas cidades de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.


Fonte: Terra

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.