quinta-feira, 5 de abril de 2012

Entrevista com o Sr. Rosivando do SINDMAR e CONTTMAF

O Delegado Regional do SINDMAR e CONTTMAF concedeu entrevista, onde falou sobre o Porto e o Terminal Pesqueiro de Cabedelo


O Delegado Regional do SINDMAR (Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante) e CONTTMAF (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreo na Pesca e nos Portos), Sr. Rosivando Neves Viana, concedeu entrevista para falar sobre os problemas que envolvem o projeto para dragagem do Porto, e a inoperância do Terminal Pesqueiro de Cabedelo.

Segundo o Sr. Rosivando, o principal problema do Porto de Cabedelo é a questão da dragagem, “esse é um movimento que fazemos desde que aqui chegamos, há aproximadamente dez anos, porque o Porto de Cabedelo é um dos portos menos desenvolvido do Brasil, e a falta de “vontade política” é o principal responsável por esse atraso no desenvolvimento do porto”, disse o Sr. Rosivando, ressaltando ainda que “o porto não é de Cabedelo, o porto está situado na cidade de Cabedelo, pertence à União, e está arrendado ao estado da Paraíba”.

- O entra e sai de governo prejudica o andamento dos projetos do porto?

- A falta de comprometimento com a sequência dos projetos em andamento, quando acontece uma troca de governo, é um problema que tem atingido profundamente o Porto de Cabedelo.

- O Estado está perdendo muito em arrecadação?

Citando como exemplo o Porto de Itajaí-SC, o Sr. Rosivando aponta o alto índice de desenvolvimento atingido naquele porto, “o Porto de Itajaí é a menina dos olhos do governador de Santa Catarina, a modernização é grande. O Porto de Cabedelo também era para ser a menina dos olhos do governador paraibano, isso porque a arrecadação de ICMS é muito significativa. Não se pode deixar escapar um volume de arrecadação desse...”.

Questionado a respeito dos reais motivos da paralisação da dragagem do Porto de Cabedelo, o Sr. Rosivando respondeu:

- O atual calado do Porto de Cabedelo é 9,14m, e o Sindicato está lutando para que o calado atinja 11m, contudo, a dragagem foi paralisada porque o projeto elaborado pelo governo do estado, na época, previu uma área de perfuração rochosa três vezes menor do que a que foi encontrada pela empresa responsável pelo serviço de dragagem, com isso os serviços foram interrompidos, até que novos recursos sejam disponibilizados para a conclusão da obra, ou até mesmo a elaboração de um novo projeto, atualizado e sem erros, e que pelo jeito isso está longe de acontecer...

- Quais os outros problemas do Porto de Cabedelo?

- Pátio de container, armazéns apropriados dentre outras melhorias dependem de um calado satisfatório, para que possamos receber grandes navios, por isso eu digo que resolvendo o problema da dragagem poderemos retomar o desenvolvimento e a modernização do porto.

- Por que o Terminal Pesqueiro está inoperante?

- Inaugurado no início do ano passado, o Terminal Pesqueiro de Cabedelo está se tornando um verdadeiro “elefante branco”, isso porque não está sendo utilizado. A infraestrutura do prédio já começa a apresentar sinais de abandono. É lamentável ver um terminal pesqueiro tão moderno, um dos melhores do mundo, não ser aproveitado. E o mais absurdo em tudo isso é que estão alegando falta de documentação para liberação de uso do Terminal Pesqueiro de Cabedelo. A falta de “vontade política” está distanciando o Porto de Cabedelo do tão desejado desenvolvimento. - Finalizou o Sr. Rosivando.


Por: Fábio Fernandes
Fotos: Thiago Pantera

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