Coluna do Adamastor Chaves

QUEREM TIRAR O MÉRITO DO SOUSA

Adamastor Bezerra Chaves é Advogado, Geógrafo, Jornalista, Radialista e Comentarista Esportivo.
Falam tantas bobagens que até irrita qualquer pessoa coerente. Será que ganhar do Campinense em pleno Amigão é anormal? Vencer o Treze seguidamente, três vezes, foi anormal? O Campinense ganhar do Sousa no Marizão foi anormal? Não! Futebol é assim mesmo. Quando o encontro é entre equipes que se nivelam tecnicamente, qualquer resultado é normal.


O problema é que os insatisfeitos estão querendo tirar o mérito do Sousa imputando irresponsabilidade do Campinense. O Treze não chegou ao título paraibano, ou mesmo a classificação para a Copa do Brasil é Série D, por pura incompetência. Dizer que o Campinense abriu, deixou o Sousa ganhar, é não reconhecer a qualidade técnica do time sertanejo.

No jogo anterior, no Marizão, a cada gol do time “Raposa”, estava ouvindo uma emissora de Campina Grande, o locutor, não recordo o nome nem a rádio (era via internet), dizia que a “Raposa” estava massacrando a “Lagartixa”, jocosamente rebaixando o “Dinossauro”. Não sabia ele, e quem estava se divertindo, que o troco viria em seguida. E aconteceu.

Agora em pé de igualdade, mesmo porque as duas equipes vão ter que jogar duas vezes para se conhecer o campeão paraibano 2012, mesmo o Campinense tendo a vantagem do empate, os dois times sabem muito bem o que pretendem. O rubronegro serrano não vai dar moleza, como disse o treinador Freitas Nascimento, e o Sousa conhece muito bem o adversário.

Entendo que houve negligência do grupo “raposeiro” imaginando que seria fácil ganhar novamente do Sousa, ou até empatar, principalmente por estar atuando em casa, diante da sua torcida. Querer imputar vontade de perder para prejudicar terceiro, é demais para o profissional. É ferir a dignidade do atleta. Ganhar é bom para melhor imagem no cenário esportivo.

A decisão não tem favorito. As duas equipes provaram essa tese nos últimos encontros. Nesta quarta-feira, no estádio Marizão, o primeiro jogo decisivo. Em casa, o Sousa perdeu por 4 a 3 e o Campinense, no Amigão, foi derrotado por 2 a 0. Em termos de vitórias estão iguais. Quem estiver mais bem preparado para os jogos finais, fica com o título.


Adamastor Chaves
(07/05/12)

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.