Drenagem Urbana para Cabedelo JÁ!

Vereador Leto Viana (PMDB) solicita que Prefeitura elabore um cronograma das obras de drenagem e saneamento para Cabedelo.


Para os cabedelenses, não é preciso explicar as consequências da falta de drenagem urbana no município, porque o cotidiano de alagamentos e ruas interditadas para carros e pedestres é uma imagem que se repete em, praticamente, todos os bairros da cidade, durante períodos chuvosos. E nem é preciso muita chuva para fazer um grande estrago, causando sérios transtornos, inclusive, aumentando o risco da proliferação de doenças. A expansão imobiliária, o aumento dos níveis do mar e pluviométricos, somados à falta de sistemas de galerias de escoamento em muitos bairros, a exemplo de Intermares, expõe grande parte da população a todo tipo de incômodo. O trade turístico e a rede de comércio e serviços perde estímulos, preferindo fazer seus investimentos noutras localidades da Grande João Pessoa. É hora de invertermos esta lógica.

Com o início dos trabalhos legislativos 2012, na Câmara Municipal, a cidade teve a boa notícia de que, talvez, esse problema da drenagem comece a ser minimizado, quiçá resolvido. No mês de março, o vereador Leto Viana (PMDB) apresentou um requerimento cobrando do prefeito Municipal, José Régis, um cronograma de realização das obras de drenagem e saneamento que serão realizadas no município de Cabedelo.

“O cidadão cabedelense não pode mais esperar. Drenagem urbana é uma questão de saúde pública, fundamental para elevar a qualidade de vida da população”, afirmou o vereador Leto Viana, enfatizando que, a partir desse cronograma, será possível acompanhar a execução das obras e, assim, saber quando elas serão finalizadas. Em seu requerimento, o parlamentar também solicitou que esse cronograma seja amplamente divulgado para a população cabedelense.


O vereador Leto ressalta que, juntamente com outros vereadores, vem cobrando a execução de um projeto de drenagem urbana para Cabedelo há bastante tempo, mas essa realização compete exclusivamente ao Poder Executivo.


Emenda para a LOA – Em novembro do ano passado, atendendo a um pedido assinado por 200 moradores de Intermares, Leto solicitou a realização de uma Sessão Especial na Câmara Municipal objetivando receber representantes e moradores do bairro de Intermares, para ouvir as suas reivindicações e sugestões sobre a infraestrutura do bairro. Entre os pedidos mais enfatizados, estava à execução de um “Projeto de Drenagem Urbana”, não apenas no bairro como também na totalidade do município de Cabedelo.

A maioria das propostas dos moradores, com o apoio unânime dos vereadores presentes, foi incluída através de emendas parlamentares, na Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2012. Nesse sentido, uma das emendas apresentadas por Leto foi a inclusão, na LOA, de um levantamento, elaboração e execução, em curto prazo, do Projeto de Drenagem Urbana do Município. Como sugestão de alternativa de fonte de recursos, o parlamentar citou o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB) do Ministério das Cidades, bem como a FUNASA, do Ministério da Saúde.

“Se não obtivermos nenhuma resposta sobre as nossas solicitações, convocaremos representantes do Governo Municipal para prestar esclarecimentos à Câmara e garantir a execução das obras drenagem”, frisou Leto.


Nunca o momento esteve tão propício para que Cabedelo dê um salto de qualidade no que tange a um dos seus maiores problemas: os alagamentos. Desde 2011, a sociedade organizada, através de associações de bairros, moradores, empresas e importantes lideranças políticas locais, a exemplo do jovem Artur Paredes Cunha Lima Filho, entre outros, vem cumprindo seu papel, articulando junto às várias instâncias de poder, inclusive federal, para o aporte de recursos que viabilizem tão importante obra pública – é um trabalho de todos. E agora, mais do que nunca, com a ascensão do paraibano Agnaldo Ribeiro ao primeiro posto do Ministério das Cidades, Cabedelo tem sua grande chance, sua melhor oportunidade. Desde que, obviamente, cumpra com suas obrigações fiscais, a fim de poder contar com verbas públicas.

”Os recursos são quase inesgotáveis para obras desse tipo e monta. Falta-nos, apenas, trilhar o caminho certo, através de um arrojado e eficiente projeto que justifique as decisões políticas em favor da nossa Cabedelo” – Disse Artur Paredes Cunha Lima Filho.

O abaixo assinado por mais de 200 moradores de Intermares (acima referido), com 09 itens, foi elaborado e organizado pela ICI – Intermares Cidadã – Associação Sócio-cultural Cabedelense, em agosto de 2011 e encaminhado à Câmara Municipal de Cabedelo, onde foi recebida com entusiasmo pelo Vereador Leto Viana e aprovada, posteriormente (novembro/2011), por unanimidade, em Seção Especial daquela casa legislativa.


Fonte: Blog do Roberto Carlos

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca