terça-feira, 21 de agosto de 2012

Conheça o Farol da Pedra Seca


Localização: Ponta de Matos, Cabedelo PB. O primeiro farol no Estado da Paraíba, inaugurado em 7 de setembro de 1873, foi encomendado pelo engenheiro e fidalgo Zósimo Barroso, em 1869. Fazia parte de um conjunto de nove torres de ferro forjado da P&W Maclellan (Glasgow), com 14,5 metros de altura, e um aparelho lenticular fixo de 4ª ordem da Barbier & Fenèstre (Paris). Era o que havia de melhor em sinalização náutica. O sinal, que indica a barra do Rio Paraíba, foi erguido em uma laje que aflora na maré baixa, conhecida como Pedra Seca, situada a cerca de uma milha da costa.

A história conta que foi construído em terra firme e hoje encontra-se a 400m da beira mar. Para a montagem do farol, construiu-se uma rígida base de alvenaria, com a finalidade de receber as placas metálicas que formariam a estrutura da torre octogonal.

Em 1922, o queimador original foi substituído por um eclipsor AGA automático, a acetileno. Com isso, a vigília dos faroleiros pôde ser substituída por confortáveis visitas bimestrais. Hoje, com o emprego de elementos fotovoltaicos, o farol está totalmente automatizado. Seu alcance luminoso chega a 16 milhas náuticas. Mantido pela Capitania dos Portos da Paraíba, é um dos pontos de atração do nosso litoral.

Até hoje o Farol da Pedra Seca desempenha uma função importantíssima para a cidade. O canal de acesso para o Porto de Cabedelo tem este monumento cabedelense como referência. Nas noites escuras pode-se ver o brilho que guia marinheiros e pescadores já por tantos anos. Sua imponente exuberância permanece firme, em conjunto com nossa natureza, embelezando ainda mais a nossa terra.

Fonte: Luzes do Novo Mundo: História dos Faróis Brasileiros. Marinha do Brasil. Luminatti Editora.

Foto: SETUR

Cabedelo na WEB com Vida Buena
(21/08/2012)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons
Real Time Web Analytics