Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo


WIKIPÉDIA

A Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, ou Mata do Amém, como é popularmente conhecida, é uma reserva de Mata Atlântica de restinga e Mangue que se localiza na área urbana da cidade de Cabedelo, Paraíba, Brasil. A floresta está dentro da Região Metropolitana de João Pessoa, entre os bairros do Renascer e Bessa.

Criada a partir de Lei Estadual de 2004, é a primeira floresta nacional localizada em área urbana no Brasil, tendo pouco mais de 103 hectares de árvores que ultrapassam os 20 metros de altura. O antigo nome de "Mata do Amém" foi alterado devido à mudança que recebeu, passando de reserva para floresta nacional.

Hoje, as visitações estão suspensas, pois está sendo elaborado um plano diretor de manejo do local para identificar as trilhas mais seguras para a prática do ecoturismo para, desse modo, poder haver a proteção da reserva. (Imagem Restinga).

VIA RURAL

A Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo tem por objetivos promover o manejo de uso múltiplo dos recursos naturais, a manutenção de banco de germoplasma de espécies florestais nativas, inclusive as características de vegetação de restinga, a manutenção e a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade, a recuperação de áreas degradadas e a educação ambiental.

A área fica entre a mata atlântica e o mangue, sendo uma faixa de transição entre os dois ecossistemas.(Imagem Mangue)

Foto: Daniell Mendes; Imagens: Divulgação


Cabedelo na WEB com Wikipédia e Via Rural
(26/08/2012)

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.