MINISTRO GARANTE A CÁSSIO SOLUÇÃO PARA A CRISE DO MILHO


Foto: Jaciara Aires

Para evitar o agravamento da crise do abastecimento de milho nos depósitos da CONAB na Paraíba e demais estados do Nordeste, o Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, informou que os Governos Estaduais irão assumir os custos do frete de retorno dos caminhões para as demais regiões. O Ministro garantiu ainda ao Senador Cássio Cunha Lima (PSDB) a liberação em caráter emergencial de seis mil toneladas de milho para abastecer os depósitos da CONAB na Paraíba e evitar a descontinuidade do Programa de Vendas em Balcão. “É preciso, com urgência, acudir o nosso setor produtivo rural atingido pela longa estiagem que castiga a Paraíba”, cobrou o senador Cássio durante audiência realizada no final da tarde desta quarta (08), no gabinete do Ministro da Agricultura.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) aproveitou a oportunidade para entregar ao Ministro um documento elaborado pela Frente Parlamentar da Seca da Assembleia Legislativa da Paraíba. Segundo relato feito pelo Senador Cássio ao Ministro Mendes Ribeiro Filho, o setor agropecuário da Paraíba enfrenta neste ano uma grave crise por causa de uma das piores secas que se abateu sobre o semiárido. Resultado: a demanda pelo milho do Programa de Vendas em Balcão da CONAB registrou um forte crescimento. Aliada à greve dos caminhoneiros, os armazéns da Conab na Paraíba e em todo o Nordeste começaram a enfrentar uma série de obstáculos operacionais, provocando desabastecimento e falta do grão para os produtores. “Os estoques de grãos acabam rapidamente nas unidades da CONAB e nossos produtores não tem como socorrer o seu efetivo pecuário (aves, bovinos, suínos, caprinos e ovinos)”, afirmou Cássio.

Durante a audiência, o Ministro informou ao senador paraibano que as operações de remoção de milho para o Estado estão mais lentas em razão, principalmente, da dificuldade enfrentada pelas transportadoras contratadas pela Conab para cumprir o fluxo estabelecido. Segundo Mendes Ribeiro, a situação foi agravada por fatores externos que têm gerado uma severa deficiência de transporte no país, incluindo o crescimento da demanda por frete, o aumento da produtividade no plantio de soja e milho, a redução do número de caminhões disponíveis, a elevação do preço de frete (que chegou a atingir uma média de 36%), além das novas exigências legais para setor de transporte rodoviário.

“Tudo isso tem majorado o prazo de execução das viagens para o escoamento da produção”, explicou, informando ser necessária a participação do Estado no pagamento dos fretes. De acordo com informações oficiais da CONAB, os caminhoneiros, diante das novas exigências da ANTT, têm procurado executar um maior número de fretes de curta distância, em detrimento dos de longo percurso, considerando sua maior rentabilidade e boa parte da circulação ocorrer em estradas vicinais, não suficientemente atendidas pela fiscalização.

Documento

O documento assinado pelo Presidente da Frente Parlamentar da Seca da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual, Francisco de Assis Quintans, e entregue ao Ministro Mendes Ribeiro agora pouco pelo Senador Cássio Cunha Lima, alerta que cerca de 10 mil empregos de paraibanos estão ameaçados caso o governo federal não interceda urgentemente buscando medidas para minimizar a crise no setor. Entre as solicitações feitas pela Frente ao Governo Federal, a prioritária é a liberação de 27 mil toneladas mensais de milho em balcão emergencial ao produtor, além de maior agilidade dos tramites operacionais internos da CONAB. Outra proposta em análise é disponibilizar caminhões dos Governos estaduais para buscar o milho no Mato Grosso, o que garantiria um abastecimento rápido e certo. "O programa é bom, tem preço reduzido que beneficia os produtores, mas a burocracia e os problemas de logística estão causando enormes prejuízos aos agricultores e produtores”, frisou Cássio Cunha Lima.

Fonte : Assessoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.