Turismo Cabedelo - Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha


WIKIPÉDIA

O Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha é um parque estadual localizado no município de Cabedelo, no estado da Paraíba, com uma área de 230 hectares, e foi criado pelo decreto estadual 21.263 de 28 de agosto de 2000.

A ilha de Areia Vermelha é um banco de areia de cerca de dois quilômetros de comprimento por um de largura, situado no município de Cabedelo, Paraíba, em frente à Praia de Camboinha. Aparece sempre que há maré baixa, do mesmo modo que os corais de picãozinho, em Tambaú. É um ótimo lugar para banhos, já que possui piscinas naturais e corais, numa água transparente de tom verde-claro. Nos corais que a cercam é necessário cuidado e prudência. Não é aconselhado andar sobre eles, para evitar acidentes, bem como a depredação destes.

A criação do parque apresenta alguns objetivos específicos:

• Proteger e preservar integralmente os recursos naturais do ecossistema: a coroa, os recifes, a periferia (piscinas naturais), a fauna e a flora marinhas;
• Despertar nos visitantes consciência ecológica e conservacionista;
• Controlar e ordenar o turismo sustentável e as demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental;
• Gerenciar e fiscalizar a área para utilização racional do espaço;
• Controlar e fiscalizar as atividades degradadoras;
• Garantir a integridade da paisagem.

Algumas atividades são proibidas no local. São estas:

• Implantação de atividades que venham a causar danos, poluição e degradação do ecossistema;
• Lançamento de resíduos e detritos de qualquer natureza passíveis de provocar danos à área;
• Exercício de atividades de captura, pesca, extrativismo e degradação dos recifes;
• Uso de equipamentos náuticos não autorizados;
• As demais atividades danosas previstas na legislação ambiental.


SUDEMA

Muito mais do que o famoso banco de areia visitado por milhares de turistas todos os anos, o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha (PEMAV) possui uma área de 230,91 hectares que abriga significativa biodiversidade marinha associada a recifes de corais.

Localizado no município de Cabedelo, estima-se que as águas azuis e cristalinas do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha protejam ao menos nove espécies de corais, nove tipos de esponjas-do-mar, 41 de moluscos, 31 de crustáceos, 55 de peixes, entre outros grupos da fauna recifal. Espécies de peixes muito valorizadas comercialmente vivem nos recifes do PEMAV, como pargos, sirigados, garoupas e meros.
A poluição e o excesso de pesca têm representado graves ameaças aos recifes de corais, além da destruição física proporcionada pelo tráfego marítimo de barcos e as temperaturas da água acima do normal, causada por fenômenos climáticos como El Niño e o aquecimento global. De acordo com The Nature Conservancy, se a destruição continuar no ritmo atual, 70% dos recifes do mundo terão desaparecido dentro de 50 anos. Esta perda seria uma catástrofe econômica para os povos que vivem nos trópicos, em especial os que dependem da pesca. Fotos: Divulgação.


Cabedelo na WEB com Wikipédia e SUDEMA
(24/08/2012)

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca