O Conselho Estadual de Saúde da Paraíba esteve representado no III Fórum Alagoano Sobre Trânsito e Qualidade de Vida



Nos dias 22 e 23 de novembro de 2012, no Centro de Convenções Hélio Vasconcelos, do Maceió Mar Hotel, aconteceu o III Fórum Alagoano Sobre Trânsito e Qualidade de Vida, “Alagoas em busca de um trânsito seguro e gentil”, e o Conselho Estadual de Saúde da Paraíba esteve representado pelos conselheiros, Francisco Carlos Bezerra e Wagner dos Santos Januário.

O evento foi uma iniciativa desenvolvida pela Superintendência de Vigilância e Saúde (Suvisa), por meio da Promoção Estadual da Saúde, e reuniu representantes da Saúde, Educação, Órgãos de Trânsito e Sociedade Civil. Durante o Fórum foram discutidos os números crescentes da violência no trânsito alagoano, uma vez que, só no primeiro semestre deste ano, o Hospital Geral do Estado chegou a registrar 6.641 atendimentos a vitimas de acidentes no trânsito.

Na abertura do evento, a Mesa foi composta pelas seguintes autoridades: Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo; Promotora Maria Marluce Caldas, representando o Ministério Público de Alagoas; Deputado Estadual Judson Cabral, presidente da Comissão de Saúde na Assembléia Legislativa de Alagoas; Dra. Sandra Canuto, Superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau; Eliana Padilha, Diretora de Promoção da Saúde da Sesau; Major Klinger Mário, representando o Comando Geral da Polícia Militar de Alagoas; José Bastos Barroso, presidente do Conselho Estadual de Trânsito; Carlos Alberto Mendonça, representando o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL); Claudio Soriano, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente; e o Tenente Dantas, representando o Comando Geral do Batalhão da Polícia Rodoviária.

Os conselheiros da Saúde da Paraíba, Carlos Bezerra e Wagner dos Santos foram muito bem recepcionados pela comissão organizadora do Fórum, e participaram de forma efetiva de todos os debates, inclusive tecendo comentários e dando sugestões sobre os temas discutidos.

De acordo com o conselheiro Wagner, “a nossa intenção é de levar todas as informações possíveis para que o Conselho Estadual de Saúde da Paraíba possa realizar um debate desta natureza em nosso estado”, disse.

Já o conselheiro Carlos Bezerra, que também é membro do Conselho Estadual de Trânsito da Paraíba, disse que “o fortalecimento da educação para evitar mortes e sequelas no trânsito é um norte que deve ser perseguido por todos os estados da União, daí a iniciativa do Conselho Estadual de Saúde da Paraíba, em enviar representantes para todos os eventos que possam contribuir de forma significativa para uma melhor qualidade de vida dos paraibanos”.

O primeiro dia do evento (22) foi contemplado com as seguintes palestras:

• O perfil dos acidentes de trânsito em Alagoas (Dra. Sandra Canuto – Médica e Superintendente de Vigilância em Saúde SESAU/AL);

• Juventude em Trânsito. Você sabe com quem está Falando? (Eduardo Biavati – Mestre em Sociologia / Especialista em Segurança no Trânsito – São Paulo-SP);

• A ética do respeito e da responsabilidade: “Uma estratégia segura em defesa da vida no trânsito” (Ruth Vasconcelos – Professora, Doutora em Sociologia – UFAL-AL);

• A lei seca na mudança do comportamento de condutores (Madson Manoel A. Belarmino – Tenente PM/AL).

No segundo dia do Fórum, os debates foram sobre as seguintes palestras:

• O efeito do álcool no organismo e as reações do motorista alcoolizado (Elaine Kristine Rocha Monteiro – Capitã Enfermeira do CBM/AL);

• O acidente de trânsito e a Questão Social (Audijane Aguiar – Assistente Social – DETRAN/AL);

• Espaço Criança Segura ( Dr. Cláudio Fernando Soriano – Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – SEMCDH/AL).

A diretoria do Conselho Estadual de Saúde da Paraíba é constituída pelo presidente Dr. Antônio Eduardo Cunha, e pelo vice-presidente, Dr. Elias Marques Ferreira.

Fotos



Acesse o álbum: Clique aqui!

Por Fábio Fernandes

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.