Saúde - Reunião sobre a construção do MOPS PB “Movimento Popular de Saúde”



Seguindo uma tendência nacional, onde vários estados brasileiros já implantaram, com sucesso, o MOPS – Movimento Popular de Saúde, a Paraíba também começa a se mobilizar neste sentido. Articulações envolvendo membros de várias entidades ligadas a saúde estão acontecendo para que o movimento tome forma no Estado.

A missão do MOPS é fortalecer a luta social por uma saúde pública e de qualidade, objetivando: Lutar pela defesa das liberdades individuais e coletivas e pelos direitos fundamentais; Participar do controle social; Elaborar contratos, projetos institucionais com organismos de cooperação; Manter relação com entidades congêneres com a finalidade de articular a luta pela saúde de boa qualidade; Promover atividades de atualização teórica voltada para os militantes; Articular e fortalecer experiências de práticas integrativas de Saúde nas áreas de alimentação, plantas fitoterápicas, parteiras leigas, agentes populares de saúde, construindo e difundindo uma concepção popular de saúde; Entre outros focos inerentes a causa.

Na manhã desta segunda-feira (19), na Associação Paraibana de Hospitais, localizada na Torre, em João Pessoa, o Portal Cabedelo na WEB conversou com o Dr. Antônio Eduardo Cunha (Presidente do Conselho Estadual de Saúde e Diretor do Sindicato dos Hospitais da Rede Privada da Paraíba); Sr. Edson Cruz da Silva (Presidente da Federação Paraibana de Associações Comunitárias – FEPAC); Dr. Roberto de Andrade Leôncio (Presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde da Paraíba e Membro Titular do Conselho Estadual de Saúde) e o Sr. Vandinei Viegas dos Anjos (Presidente do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa e Secretário Executivo do Conselho Estadual de Saúde), oportunidade em que o Dr. Eduardo Cunha e o Sr. Edson Cruz esclareceram vários pontos a respeito do processo que está sendo discutido para a construção do MOPS PB. Confira o áudio:

Entrevistados: Dr. Eduardo Cunha e Sr. Edson Cruz by Cabedelo na WEB


Por Fábio Fernandes
(19/11/2012)

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.