Saúde - Anvisa aprova uso de mais um medicamento contra câncer de mama


Na semana passada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa permitiu o uso do remédio chamado everolimo para combater o câncer de mama. De acordo com a Agência, a expectativa é que o medicamento possa ser usado por 15% das pacientes com a doença, enfermidade que atingiu quase 52 mil mulheres no Brasil em 2012.
A Anvisa mantém a linha das agências dos Estados Unidos da América e na Europa. Elas que aprovaram no ano passado o uso da droga para pacientes na pós-menopausa com câncer de mama avançado. Essa regra vale desde que o tumor seja hormonodependente, característica de até 70% do total dos casos.
Para a presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama, Maira Caleffi o everolimo é uma alternativa para quem teve metástase, que já tenha feito algum tratamento com terapias hormonais, mas se tornou resistente às drogas.
Álvaro Caldas, gerente médico do Afinitor (única marca do produto, da Novartis), explica que um estudo com 724 mulheres identificou um resultado contra a doença. “O everolimo mais que dobra a sobrevida livre de progressão da doença, e a paciente chega a ter uma redução do risco de recorrência da ordem de 55%.” (Imagem: Divulgação)

Fonte: Correio do Estado

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.