CNBB apresenta a Cidade da Fé - Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, de 20 a 26 de julho


CNBB apresenta a Cidade da Fé

Evento que será realizado de 20 a 26 de julho nasce para dar suporte aos peregrinos e à Igreja do Brasil durante a JMJ Rio 2013.


Imagine um local que reúna toda a diversidade católica e ainda sirva de apoio aos peregrinos e religiosos (as) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro. É sob esse contexto de entretenimento e centro de apoio que a CNBB, em parceria com a Promocat Marketing Integrado - empresa responsável pela promoção e organização do evento – criou a "Cidade da Fé", evento que acontecerá em conjunto com a Jornada, no Centro de exposições Riocentro, localizado na Barra da Tijuca.

Cidade da Fé é o nome dado ao local que reunirá eventos como a tradicional Feira de artigos religiososExpoCatólica - Feira Internacional de Livros e Artigos Religiosos; o FÉSTIVAL, -  Festival Internacional de Turismo Religioso - setor que conta com o apoio dos Estados brasileiros e do Ministério do Turismo; a Expo Vocacional, área da ExpoCatólica destinada às Congregações religiosas, e,  o Bote Fé Brasil, última edição do evento que marcou a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora pelas dioceses do Brasil.

Segundo Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário Geral da CNBB, "os eventos regionais do Bote Fé  e a Campanha da Fraternidade de 2013 sobre a Juventude, estão contribuindo ativamente para a promoção e divulgação da JMJ Rio 2013, além de despertar nos jovens a importância de sua participação na vida da Igreja. Concluir essa caminhada de quase dois anos com um evento de abrangência internacional foi uma forma encontrada para agradecer a acolhida e o envolvimento de toda a Igreja do Brasil nesse projeto, que deixará frutos em todas as comunidades".

O evento ocupará mais de 70 mil metros quadrados do Riocentro, começando dentro da programação oficial da Semana Missionária e se estendendo para os dias da própria Jornada. "Serão sete dias de muitas atrações como shows e entretenimento, exposições culturais, fóruns, congressos, tudo preparado especialmente para receber as centenas de milhares de pessoas de mais de 190 países que estarão no Rio de Janeiro para a JMJ Rio 2013" - relata Fábio Castro, Coordenador operacional daCidade da Fé e Diretor Geral da Promocat Marketing.

Segundo padre Valdeir dos Santos Goulart, Coordenador Geral do evento e Assessor da CNBB, aCidade da Fé foi aprovada pelos organizadores da Jornada: "Quando tivemos a ideia da realização deste evento, logo apresentamos ao COL (Comitê Organizador Local da JMJ Rio 2013) que solicitou autorização ao Pontifício Conselho para os Leigos (PCL). Com a devida autorização, passamos a construir o projeto em parceria com a Promocat, aproveitando toda estrutura oferecida pelo Riocentro" - disse padre Valdeir. "Uma estrutura tão grande, que servirá como Centro de Apoio para a
 Igreja do Brasil, onde as dioceses e congregações além das Embaixadas e Consulados poderão acolher e dar suporte a seus peregrinos. Um verdadeiro ponto de encontro para atender a Igreja" - completou.

No local as paróquias, congregações, grupos, movimentos e dioceses terão uma estrutura apropriada para reunir seus membros durante a Jornada, com várias ações e áreas de apoio como postos de saúde e acesso a internet, por exemplo. Em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, linhas de ônibus especiais ligarão os principais pontos de hospedagem e turísticos da Cidade até o Riocentro, além de ônibus exclusivos para transportar os milhares de padres, bispos e religiosos (as) que estarão na cidade. O projeto conta também com o apoio dos Governos Estadual, Municipal e Federal, além da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Além das atrações de responsabilidade da CNBB, outros eventos oficiais da JMJ Rio 2013 também acontecerão na Cidade da Fé. "A partir do dia 23 de julho as áreas do Riocentro estarão exclusivamente voltadas para atender as necessidades da Jornada, não promovendo concorrência com os eventos dos Atos Centrais" - disse Pe. Carlos Sávio, coordenador pastoral da Cidade da Fé e membro da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB.


Eventos realizados simultaneamente na Cidade da Fé

ExpoCatólica Rio

A ExpoCatólica é uma Feira pastoral e profissional realizada anualmente com o objetivo de organizar e promover o segmento religioso Católico. Lançado em 2002 na cidade de São Paulo-SP, o evento tem como objetivo principal, além de promover o segmento, encurtar a distância entre o produtor e o consumidor, atendendo a cadeia de distribuição com as especificidades que a Igreja exige.
É reconhecida mundialmente por apresentar as principais empresas produtoras de livros e artigos religiosos do Brasil e de vários países do mundo os quais participam frequentemente da Feira. Um lugar onde o visitante encontra tudo o que precisa para ele e para abastecer sua loja ou comunidade.

Setores da Feira: 

•Livros
•Artigos Religiosos
•Material Litúrgico
•Móveis e Equipamentos para igrejas
•Arquitetura Religiosa
•Áudio e Vídeo
•Serviços para igrejas
•Confecção e vestuário
•Mídia Católica

FÉSTIVAL - Festival de Turismo Religioso
No FÉSTIVAL, fé e turismo se misturam. Uma mostra para promover e incentivar a comercialização dos produtos desse setor que vem se expandindo a cada ano, onde o expositor se encontrará com esses peregrinos do mundo todo.


Expositores: 

•Santuários
•Rotas de peregrinação
•Municípios com destinos cristãos
•Destinos internacionais católicos
•Festas Religiosas
•Agências de viagens
•Empresas de suporte ao turismo

Além dos estandes com os principais destinos religiosos do mundo, serão apresentadas atrações culturais promovidas em parcerias com os Estados brasileiros.

Festas Religiosas e Atrações dos Estados brasileiros:

•Congadas
•Folia de Reis
•Corpus Christi
•Cavalhadas
•Festa do Divino
•Arraial de Festas Juninas
•Paixão de Cristo
•Outras


Expo Vocacional 
A Expo Vocacional é um setor da ExpoCatólica criado em 2005 para promover os carismas da Igreja Católica. Nessa área haverá palcos para shows, pregações, momentos de oração, além de tendas para oficinas e Adoração ao Santíssimo Sacramento montados próximos aos estandes dos expositores que divulgam seus carismas. Expositores da Feira Vocacional JMJ Rio 2013 também participam dessa área na Cidade da Fé.

Expositores: 

•Congregações
•Dioceses
•Comunidades
•Movimentos


Oficinas: 

•Pastorais
•Espirituais
•Profissionais
•Missas diárias

Bote Fé Brasil 
Os eventos locais com a marca "Bote Fé" são realizados mensalmente pela CNBB nas principais dioceses por onde a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora estão passando com o projeto de peregrinação que, além dos objetivos pastorais, divulga a JMJ Rio 2013. Com grandes Shows de música católica os Botes Fé locais estão atraindo milhões de pessoas nas principais cidades do Brasil. Dentro da Cidade da Fé, no Rio de Janeiro, junto com a JMJ Rio 2013, haverá a última edição de fechamento desta peregrinação que recebeu o nome de Bote Fé Brasil. Como não se consegue imaginar um evento de jovens sem que se pense também na música, foi preparada uma vasta programação em parceria com as principais gravadoras do Brasil para realizar Shows com artistas consagrados da música católica e secular.
Espaço ADORAR

Fé e Obra: Você vai “ADORAR”

Ação, Doação, Oração, Respeito, Atitude e Recreação. A proposta desse espaço é que o jovem se conscientize de seu papel cristão na sociedade para ajudar o próximo dentro do contexto da fraternidade. No Espaço "ADORAR" o jovem poderá fazer doações de agasalhos, alimentos e do próprio sangue que será recolhido por profissionais da saúde.

Artesanato brasileiro 
O artesanato brasileiro também será mostrado num espaço exclusivo para essa arte popular. Uma grande mostra para promover a cultura do artesanato nacional, destacando os muitos trabalhos que expressam a religiosidade cristã num lindo espetáculo de cultura e fé.
Exposições e Atrações Culturais

A arte sacra também estará exposta na Cidade da Fé. Parcerias com artistas e museus do gênero estão sendo construídas para promover essa cultura de fé.

Mostra Carlos Araújo

O Artista Plástico Carlos Araújo, reconhecido mundialmente pela espiritualidade de suas Obras, também terá uma mostra exclusiva na Cidade da Fé.

Palavra Viva 

Junto ao Espaço Literário Cristão, uma exposição exclusiva com o Livro mais importante de todos os tempos será montada. Um grandioso Museu da Bíblia.

Serviço
Cidade da Fé

Datas:

•JMJ Rio 2013: 

de 23 a 28 de Julho de 2013

Cidade da Fé

de 20 a 26 de julho de 2013

•Local: Riocentro - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ.

Programação:
ExpoCatólica (Feira de Livros e Artigos Religioso)
•FÉstival (Festival Internacional de Turismo Religioso)
Bote Fé Brasil (Shows, Entretenimento, Cultura)
Expo Vocacional (Feira de Congregações e Comunidades Religiosas)
•Espaço ADORAR (Ação, Doação, Oração, Respeito, Atitude e Recreação)


Contatos
www.cidadeafe.com
imprensa@cidadedafe.com
•(11) 2099 6688


Realização: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Produção: Promocat Marketing Integrado
Parceria: Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

Sobre a CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é a instituição permanente que congrega os Bispos da Igreja católica no País, na qual, a exemplo dos Apóstolos, conjuntamente e nos limites do direito, eles exercem algumas funções pastorais em favor de seus fiéis e procuram dinamizar a própria missão evangelizadora para melhor promover a vida eclesial, responder mais eficazmente aos desafios contemporâneos, por formas de apostolado adequadas às circunstâncias, e realizar evangelicamente seu serviço de amor, na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária, a caminho do Reino definitivo.
Fonte: cnbb.org.br

Sobre a Promocat

A Promocat Marketing Integrado é uma empresa de comunicação especializada no segmento católico. Criada em 2002, realiza anualmente a ExpoCatólica - Feira Internacional de Carismas, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos. Opera nas áreas de publicidade, jornalismo, pesquisa, eventos, captação e internet, sempre com ações alinhadas às diretrizes da Igreja Católica. A empresa também é responsável pela edição e publicação da Revista Paróquias & Casas Religiosas e pelo Censo Anual da Igreja Católica no Brasil - CaicBr.

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.