Conclave começa hoje. Conheça os cinco brasileiros que escolherão o próximo papa



O conclave que definirá o próximo líder da Igreja Católica começa nesta terça-feira (12), no Vaticano. 

Pela manhã, os 115 cardeais com direito a voto se transferirão à residência de Santa Marta, onde se alojarão durante o conclave e não terão mais contato com o mundo externo até que seja escolhido o sucessor de Bento 16, que deixou o cargo em 28 de fevereiro. 

Em seguida, os cardeais assistirão a uma missa na Basílica de São Pedro celebrada pelo cardeal decano, Angelo Sodano. 

Às 15h45 (hora local, 11h45 em Brasília), os cardeais se transferirão ao Palácio Apostólico e, 15 minutos depois, começará a procissão que os levará à Capela Sistina, local das votações. A procissão durará cerca de uma hora. 

Uma vez dentro da Sistina, após as 17h (13h em Brasília), acontecerá o juramento dos cardeais, que depois se fecharão para dar início ao segundo conclave do terceiro milênio. 

Dentre os 115 cardeais eleitores, cinco são brasileiros. Eles participarão da escolha e, na prática, podem também ser eleitos o chefe da Igreja Católica. A seguir, conheça os cinco brasileiros que participam do conclave no Vaticano.


* Dom Geraldo Majella Agnelo, de 79 anos, é arcebispo emérito de Salvador. Natural de Juiz de Fora, foi indicado para o colégio de cardeais em 2001, por João Paulo 2º. Dom Geraldo participou também do conclave anterior, em 2005, que elegeu o cardeal alemão Joseph Ratzinger como chefe da Igreja Católica.

* Dom João Bráz de Aviz, de 65 anos, é arcebispo emérito de Brasília. Natural de Mafra (Santa Catarina), tornou-se cardeal em 2012, por Bento 16. Dom João levou ar fresco ao assumir o departamento do Vaticano para Congregações Religiosas, em 2011. Vê com simpatia a Teologia da Libertação na América Latina por sua ajuda aos pobres, mas não por seu ativismo de esquerda. Este é seu primeiro conclave.

* Dom Raymundo Damasceno, de 76 anos, é cardeal de Aparecida (SP) e atual presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Natural de Capela Nova (MG), foi criado cardeal em 2010 pelo papa Bento 16. Já estudou na Itália e na Alemanha, além de ter passado grande parte da vida em Brasília. Esse é seu primeiro conclave.

* Dom Cláudio Hummes, de 78 anos, é arcebispo emérito de São Paulo. Natural de Montenegro (RS), foi ordenado em Divinópolis (MG), pertencendo à Ordem Franciscana dos Frades Menores. Dom Cláudio assumiu como bispo de Santo André em 1975, onde permaneceu até 1996, quando foi nomeado arcebispo de Fortaleza. Nesse período, aproximou-se das lideranças operárias da região, entre elas Luiz Inácio Lula da Silva. Foi criado cardeal em 2001, pelo papa João Paulo 2º. Dom Cláudio participou do conclave em 2005 que definiu o alemão Jospeh Ratzinger como sucessor do polonês Karol Jozef Wojtyla.

* Dom Odilo Pedro Scherer, de 63 anos, é atualmente o arcebispo de São Paulo. Nasceu em Cerro Lago, no Rio Grande do Sul e foi ordenado padre em 1976, no Paraná. Dom Odilo foi criado cardeal por Bento 16 em 2007. Ele é considerado um conservador para os padrões brasileiros, mas seria visto como moderado em outros lugares. Suas raízes familiares alemães e o período trabalhando na cúria do Vaticano lhe dão ligações importantes com a Europa, o maior bloco de votação. É conhecido pelo senso de humor e por usar o Twitter regularmente.


Fonte: Portal R7

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca