quarta-feira, 17 de abril de 2013

Em Brasília, Ricardo Coutinho discute ampliação de escolas técnicas federais e estaduais



O governador Ricardo Coutinho solicitou, nesta quarta-feira (17), ao ministro da Educação, Aluísio Mercadante, a  abertura e ampliação de unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), a aprovação do projeto de instalação do curso de medicina pelo Unipê em João Pessoa e apoio para construção de mais escolas técnicas e de nível médio no Estado.
Durante a audiência, o governador Ricardo Coutinho também tratou com a equipe técnica do MEC sobre o processo de implantação das seis escolas técnicas estaduais em obras na Paraíba e sobre o processo de aprovação e liberação dos recursos para construção de mais seis unidades em municípios paraibanos.
Ricardo comunicou ao ministro que as escolas técnicas nos municípios de Cajazeiras, São Bento, Cuité, João Pessoa, Mamanguape e Bayeux estão em obras e a previsão é que sejam concluídas em dezembro. “Estamos com um foco muito firme de desenvolvimento econômico e necessitamos de investimento na qualificação da mão de obra para suprir a demanda existente com a implantação da Fiat e das industrias sistêmicas”, destacou.
Na audiência, o governador esteve acompanhado da secretária da Educação, Márcia Lucena; do superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa; da reitora do Unipê, Ana Flávia Pereira; e do assessor jurídico da instituição, Marcelo Weick. O secretário executivo do MEC, Henrique Pain, e o secretário de Educação Técnica do MEC, também participaram da reunião de trabalho.
Curso de Medicina- Um dos pleitos apresentados pelo governador Ricardo Coutinho e pela reitora do Unipê foi a aprovação do projeto que prevê a instalação do curso de medicina na instituição, com objetivo de formar médicos que venham suprir a carência de profissionais para áreas como saúde pública, pediatria, cirurgia e anestesiologia na Paraíba.
A reitora Ana Flávia fez uma apresentação detalhada do projeto, que prevê a assinatura de convênios nos quais o centro de ensino irá investir em equipamentos, novos leitos de UTI e tecnologia em hospitais do Estado como o Emergência e Trauma e Arlinda Marques. “A ideia é viabilizar residências médicas em hospitais públicos qualificando os serviços e criando as condições necessárias para colocar médicos qualificados no mercado”, explicou.
O ministro Aluísio Mercadante disse que o projeto está em análise pelo MEC e que, caso cumpra as novas exigências, será autorizado para aumentar a oferta de médicos qualificados na Paraíba. Mercadante também garantiu a liberação de recursos para a construção de novas escolas técnicas estaduais por considerá-las essenciais para a formação de mão de obra.
Fonte: Secom-PB

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons
Real Time Web Analytics