Ricardo Coutinho lança Projeto de Qualificação do Turismo



O Governo da Paraíba lança, nesta terça-feira (30), em parceria com o Sebrae-PB e a Fecomércio-PB (Sesc/Senac)  o Projeto de Qualificação do Setor do Turismo. A solenidade acontece, às 10h, no auditório da PBTur. Na ocasião, vão estar presentes o governador do Estado, Ricardo Coutinho, o diretor técnico do Sebrae na Paraíba, Luiz Alberto Amorim, e o presidente do Sistema Fecomércio, José Marconi Medeiros.
A ação vai disponibilizar cursos de aperfeiçoamento, consultoria para processos de inovação e novas tendências e técnicas do mercado. Mais de 2,5 mil profissionais e empreendedores do Litoral Norte e Sul serão capacitados para o turismo no Estado.
De acordo com o secretário de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, o objetivo central do projeto é focar no atendimento de excelência. Ele ressaltou que receber bem é o diferencial para que os turistas venham e voltem para a Paraíba. “A fidelização do turista na Paraíba é essencial para crescermos cada vez mais, e para isso acontecer, tem que haver capacitação. O turista que chega à Paraíba e é bem acolhido pelo guia turístico, pelo taxista, no hotel ou em um restaurante vai querer voltar e vai recomendar o Estado para outras pessoas. Por isso, firmamos esse convênio inovador de capacitação que vai beneficiar 180 empresas de vários municípios como João Pessoa, Lucena, Conde, Cabedelo, Pitimbu, entre outras”, explicou.
O secretário adiantou que a segunda fase do projeto, voltada para os profissionais de Campina Grande, já está em fase de negociação e deve ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano. “Temos em vista que, no próximo ano, teremos a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada no período do Maior São João do Mundo. Por isso, é preciso a qualificação para receber bem os turistas e aproveitar esse legado que o evento deixará. A ideia é fazer com que Campina Grande fique cada vez mais conhecida como um dos roteiros brasileiros onde o turista é bem atendido”, disse. O segundo convênio de capacitação vai contar também com o apoio da Prefeitura de Campina Grande.
Além do secretário Renato Feliciano, o acompanhamento do projeto também fica a cargo da gerente executiva de Turismo do Estado, Alessandra Lontra, e do diretor de Fomento da PBTur, Francisco Linhares. Já a parte relativa aos cursos é de responsabilidade do Sebrae e do Sistema Fecomércio (Sesc/Senac).
Cursos – Serão disponibilizados 38 cursos nos mais variados segmentos, como: capacitação para guias de turismo, atendimento em bares e restaurantes, roteiros no turismo náutico, gestão hoteleira, acessibilidade, técnicas para serviços de camareira, recepcionista, garçom, culinária regional e internacional, e todos os tipos de qualificação no ramo da gastronomia.
Os interessados podem se inscrever no Senac, Sebrae, PBTur ou por meio das associações e entidades de classe do turismo. As inscrições são gratuitas.

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.