Projeto de Lei visa inclusão dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho em Cabedelo



Por iniciativa da vereadora Jacqueline (PRP), a Câmara Municipal de Cabedelo realizou, na última quinta-feira (13), uma Sessão Especial com o objetivo de discutir sobre inclusão social dos Portadores de Necessidades Especais, ocasião em que a parlamentar apresentou mais um Projeto de Lei relacionado ao tema, dessa vez para viabilizar a inclusão no mercado de trabalho. O evento, simultaneamente traduzido em libras, lotou a Casa Legislativa e contou com a presença do Prefeito Luceninha, do vice-prefeito Leto, a presidente da FUNAD, Simone Jordão, Secretárias Municipais, além de representantes da sociedade civil organizada.

“Esse momento é muito importante porque está reunindo os grandes interessados em prol da mesma causa. Todas as propostas e idéias são muito valiosas, então estamos registrando-as e vamos trabalhar em políticas públicas voltadas a oferecer uma melhor qualidade de vida aos portadores de necessidades especiais”, afirmou o Prefeito Luceninha.

O Chefe do Executivo Municipal parabenizou a vereadora Jacqueline pela Sessão Especial e afirmou que irá sancionar o Projeto de Lei apresentado por ela, já aprovado pela Câmara, que Institui o Dia Municipal de Inclusão Social dos Portadores de Necessidades Especiais em Cabedelo, a ser celebrado no dia 08 de novembro. “Nesse dia, faremos um evento marcante na cidade, de conscientização e mobilização”, ressaltou o Prefeito, uma vez que o Projeto visa a realização de atividades de esclarecimento e incentivo à inclusão social, divulgando os direitos dos portadores de necessidades especiais.

Durante a Sessão Especial, Jacqueline apresentou mais um Projeto de Lei, criando o Programa de Cadastro de Profissionais Portadores de Necessidades Especiais, no âmbito da Prefeitura Municipal de Cabedelo. A vereadora explicou que o objetivo desse Projeto de Lei é proporcionar, através do cadastro, a inserção dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho, mas tem um significado ainda mais amplo.

“Além viabilizar a empregabilidade, a aprovação desse Projeto garantirá dignidade humana, permitindo que os portadores de necessidades especiais sintam o quanto são importantes e o quanto podem contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade”, enfatizou a parlamentar.

Em seus primeiros meses de mandato, Jacqueline já apresentou diversas outras matérias com o objetivo de garantir os direitos dos portadores de necessidades especiais em Cabedelo. Ela é autora do requerimento que solicitou a implementação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para os Portadores de Necessidades Especiais, com a finalidade de tutelar e auxiliar a Gestão Municipal na realização de projetos e ações voltadas a esse segmento.

A parlamentar solicitou ainda que a Prefeitura Municipal firme uma parceria com a empresa Reunidas, responsável pelo transporte coletivo em Cabedelo, objetivando, através de um comodato, que a empresa disponibilize uma Van ou um Micro-ônibus adaptado aos portadores de necessidades especiais para, através da Secretaria de Ação Social, realizar o transporte de “cadeirantes” e munícipes com mobilidade reduzida, a fim de facilitar sua acessibilidade.

Já como parte de uma campanha cabedelense pela inclusão social, a vereadora distribuiu, durante a Sessão, camisetas com a mensagem “somos todos iguais, viva a diferença”. “É só mais uma forma de incentivarmos os cidadãos a apoiarem essa nobre causa”, afirmou Jacqueline.

Presenças - Entre os presentes na Sessão, estava a Secretária Municipal de Ação Social, Vanda Lígia de Lucena, e sua equipe; Secretária Municipal de Educação, Clecy Alves; Secretária Municipal de Saúde, Magda Cecília; a Presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD), Simone Jordão Almeida; os interpretes de libras Magno Carvalho, Vanessa e Renata Lima; as Coordenadoras do Centro de Inclusão da Prefeitura de Cabedelo, Maria Do Socorro, Maria José e Maria Aparecida.



Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Jacqueline

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca