Projeto de Lei declara Nau Catarineta um Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Cabedelo.




Valorizando a cultura popular cabedelense, a vereadora Jacqueline (PRP) apresentou, na Câmara Municipal, um Projeto de Lei que declara a Nau Catarineta um Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Cabedelo.

“Através dessa iniciativa, pretendemos dar à Nau Catarineta o status que merece, além de possibilitar incentivos aos grupos de dança, valorizando as nossas raízes”, afirmou a vereadora Jacqueline, enfatizando que a Nau Catarineta é um dos mais fortes movimentos culturais locais.

A parlamentar explicou que a Nau Catarineta é um “folguedo” popular, um poema anônimo romanceado, de origem portuguesa, que começou a ser apresentado pelos cabedelenses há mais de um século, por volta de 1910. É uma expressão artística que aborda, através do canto e da dança, grandes batalhas marítimas, acompanhadas de fome e peripécias dos bravos capitães do mar.

O primeiro grupo que apresentou a Nau Catarineta em Cabedelo foi coordenado por Basílio da Costa. “Desde então, outros grupos já se organizaram em nossa cidade para manutenção da cultura da Nau Catarineta, a exemplo dos Mestres de Barca Moacir Caetano, José Nazaré, Tadeu Patrício e Hermes do Nascimento, que também é autor da letra do Hino de Cabedelo, além de Dadá Dornelas, as saudosas Nilza do Amaral e Regina Moreira, entre outros artistas”, complementou.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Vereadora Jacqueline. 

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca