Culto Rosa encerra a programação do mês pela prevenção ao câncer de mama em Cabedelo.


Vereadora Jacqueline (PRP).
Autora do projeto que insere o município de Cabedelo no movimento “Outubro Rosa” e dos requerimentos solicitando a aquisição de um mamógrafo para o Hospital Padre Alfredo, além de um mamógrafo itinerante para percorrer as comunidades do município, a vereadora Jacqueline (PRP) encampou várias ações pela prevenção ao câncer de mama e encerrou o mês de outubro participando do Culto Rosa, realizado na Primeira Igreja Batista de Cabedelo, nessa quarta (30).

O Culto Rosa foi ministrado pela coordenadora Naibel Borba, do grupo Mulheres Cristãs em Ação (MCA), e contou com a participação especial da cantora gospel Francy Oliveira. Os fiéis também assistiram a palestra da enfermeira e coordenadora do PSF, Anabelly Marques, que teve o objetivo de conscientizar as famílias sobre a importância de prevenir o câncer de mama, através do autoexame e da realização da mamografia.

“A igreja é uma instituição muito próxima das famílias, agrega valores, demonstra a importância da fé no nosso dia-a-dia e trabalha muito bem a conscientização, então ficamos muito felizes pelo engajamento nessa causa. Precisamos que a sociedade se una para mudarmos essa realidade terrível, em que cerca de 12 mil mulheres morrem, anualmente, no Brasil, em decorrência da doença”, afirmou Jacqueline, citando dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).  

A vereadora avaliou como bastante positivo o primeiro ano que Cabedelo integrou o movimento “Outubro Rosa”, com o apoio e parceria da Prefeitura, através do Prefeito Luceninha, e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Secretário André Luiz. Mas a parlamentar ressaltou que o trabalho de conscientização precisa continuar ao longo do ano inteiro.  

“Acredito que conseguimos chamar a atenção das cabedelenses para a necessidade de se cuidar. Sabemos que o poder público, nas esferas municipal, estadual e federal, precisa aprimorar cada vez mais os serviços de saúde, mas estamos trabalhando muito por isso”, enfatizou.

Nesse sentido, a vereadora citou que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, irá disponibilizar recursos para que os municípios adquiram mamógrafos e fomentem mais políticas públicas para a saúde da mulher. “Atualmente, apenas 20% dos 5.570 municípios possuem esse equipamento, o que dificulta muito o acesso das mulheres ao exame”, comentou Jacqueline, ressaltando que, em Cabedelo, o Prefeito Luceninha já anunciou que a aquisição de um mamógrafo será prioridade, evitando que as mulheres precisem se deslocar a João Pessoa para realizar o exame.

A parlamentar adiantou que, finalizado o mês de outubro, a Câmara de Cabedelo vai iniciar mais uma grande luta, pelo combate e prevenção ao câncer de próstata, através do movimento “Novembro Azul”, que será tema de Sessão Especial no próximo dia 05, por iniciativa do vereador Márcio Bezerra (PP). “Temos certeza que vamos conseguir alcançar o mesmo êxito, com atividades informativas e de conscientização”, finalizou Jacqueline.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Vereadora Jacqueline


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca