Tecnologia - Mudanças no Gmail permitem que remetente descubra se mensagem foi lida.




O Google está aplicando uma nova função ao Gmail, voltada para melhorar a segurança de seus usuários na hora de abrir imagens. Agora, os arquivos não serão mais anexos aos emails, e sim incorporados ao próprio texto, sendo exibidos automaticamente. O problema é que a novidade também permite que os remetentes saibam quando a mensagem foi acessada.

As intenções da empresa são boas. Em comunicado oficial, o Google afirma que seus próprios servidores passarão a lidar com os arquivos anexos, sem que o usuário do email tenha que solicitar o download e exibição das imagens por si. Isso, além de adicionar maior praticidade, quer dizer que informações como IP, navegador ou dados do sistema ficam protegidos de olhos maliciosos.

Por outro lado, o sistema de cache utilizado pelo novo método permite que se saiba exatamente quando uma mensagem foi aberta por meio da análise dos servidores relacionados à imagem enviada. Isso se dá pois, ao acessar um email, o usuário faz com que o proxy do Google envie uma solicitação à infraestrutura original, de forma a exibir o arquivo a partir de seu ponto de origem.

Como explica a Mail Chimp, uma empresa especializada em email marketing, o uso inteligente de URLs de imagens vai permitir que empresas tenham acesso aos hábitos dos usuários do Gmail. Utilizando endereços exclusivos para cada envio, por exemplo, será possível conhecer, com o tempo, os horário de acesso de cada um e também quais mensagens são interessantes.

Nos documentos relacionados à novidade, o próprio Google admite essa possibilidade. Porém, logo em seguida, afirma que todas as mensagens são analisadas em busca de conteúdos maliciosos, garantindo assim uma segurança maior para seus usuários.

Como reverter a mudança

Na mesma página, o Google explica também como desabilitar a novidade e voltar ao estilo antigo, com imagens sendo abertas apenas após um clique do usuário. Para fazer isso, siga os seguintes passos:


1. Acesse o menu de configurações do Gmail, por meio da engrenagem na parte superior direita da tela;

2. Selecione a opção Configurações;

3. Na quarta opção da lista, chamada Imagens, selecione a opção “Perguntar antes de exibir imagens externas”;

4. Clique em Salvar alterações para encerrar o processo.


Fonte: Canaltech

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.