Saúde - Teste rápido para o diagnóstico do HIV deve ser vendido em farmácia.



Imagem: Divulgação.
Para facilitar o diagnóstico do HIV e antecipar o tratamento de pessoas que podem desenvolver a Aids, o Ministério da Saúde deve autorizar a venda, em farmácias, de um teste rápido para detectar o vírus, a partir de fevereiro de 2014. Produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o exame é feito em apenas 20 minutos, através da coleta de saliva pela própria pessoa, e deverá custar em torno de R$ 8,00.

A informação foi confirmada pelo diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do ministério, Fábio Mesquita, durante evento do Dia Mundial de Luta contra a Aids. Na ocasião, o governo federal anunciou a antecipação do tratamento para pessoas com o HIV. Antes, somente pacientes com a doença desenvolvida recebiam medicamentos. De acordo com ele, o teste rápido tem vantagens. “Uma delas é a confidencialidade. A pessoa vai à farmácia, pega o teste e faz em casa, sem precisar da presença de um agente de saúde e dividir isso com ninguém. A segunda vantagem é a rapidez. Não tem fila, não precisa ir ao posto, nem esperar o tempo que leva [para obter] o resultado de um exame normal”, esclarece.

Ao disponibilizar o teste rápido de HIV, vendido na internet por um laboratório americano por cerca de R$ 160, o ministério pretender iniciar o tratamento mais cedo e melhorar a qualidade de vida de pessoas com HIV, além de reduzir em torno de 96% o risco de contágio, principalmente para parceiros fixos ou durante a gestação, quando o vírus pode passar da mãe para o bebê. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, grande parte dos casos de detecção de HIV em meninas ocorre durante o pré-natal. “Nessa faixa etária tem muita gravidez na adolescência, em situação vulnerável, por isso, descobrimos mais meninas que homens [com o vírus]”, disse. “Elas engravidam já infectadas”, reforçou. Os jovens são público-alvo da campanha contra a Aids recentemente lançada pelo Governo Federal.


Fonte: JM Online. 

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.