Secretaria Municipal de Saúde promove Campanha de Combate à Hanseníase em Cabedelo.



A Secretaria Municipal de Saúde de Cabedelo (Sescab), através da equipe de Vigilância Epidemiológica e do Programa de Combate à Hanseníase, está promovendo, até a próxima sexta-feira (31), uma Campanha de Combate à Hanseníase, intitulada “Hanseníase tem cura! Procure saber se você tem a doença. Procure tratamento”.

A Gestora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Cabedelo, Alecsandra Bezerra, explica que a hanseníase é uma doença transmissível e curável, causada por uma bactéria que afeta a pele e nervos periféricos, exigindo um tratamento específico.

“Se você tiver manchas vermelhas ou esbranquiçadas na pele e com dormência no local, procure a Unidade ou Serviço de Saúde mais próximo da sua residência, para avaliação médica”, aconselhou a Gestora.

Até a próxima quinta-feira (30), serão realizadas as seguintes ações:

Unidades de Saúde da Família – Palestras educativas e orientações aos usuários acerca do diagnóstico, tratamento e prevenção da Hanseníase, bem como a identificação de casos e encaminhamentos para exames específicos.

Vigilância Epidemiológica – Realização de monitoramento junto as Unidades de Saúde para atualização dos dados do SINAN e emissão de relatório ao Estado, conforme pactuado junto ao Núcleo de Doenças Endêmicas – SES/PB.

Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa – Realização de ações educativas e orientações aos usuários, em sala de espera, acerca do diagnóstico, tratamento e prevenção da Hanseníase, bem como identificação de sintomáticos respiratórios referenciando para tratamento nas Unidades de Saúde.

Policlínica Leonard Mozart – Realização de ações educativas e orientações aos usuários, em sala de espera, acerca do diagnóstico, tratamento e prevenção da Hanseníase, bem como identificação de sintomáticos respiratórios referenciando para tratamento nas Unidades de Saúde.

CENFISIO – Realização de ações educativas e orientações aos usuários acerca do diagnóstico, tratamento e prevenção da Hanseníase, bem como identificação de sintomáticos respiratórios referenciando para tratamento nas Unidades de Saúde.

Na próxima sexta-feira (31), a equipe de Vigilância em Saúde realizará, com os integrantes do Grupo de Autocuidado (GAC), um “pit stop” para distribuição de material educativo e informativo sobre a Hanseníase. A ação ocorrerá ao lado da Secretaria Municipal de Educação, das 08h00 às 09h30.


Fonte: SECOM Cabedelo


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca