Em Cabedelo – A OAB-PB inaugura a Sala do Advogado “Dr. Francisco de Oliveira”.



Família do Dr. Francisco de Oliveira.
A Ordem dos Advogados Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), inaugurou, na tarde desta sexta-feira (31), nas dependências da Superintendência da Polícia Federal, em Cabedelo, a Sala do Advogado “Dr. Francisco de Oliveira”.  A solenidade contou com a presença do presidente da OAB-PB, Odon Bezerra; do Superintendente da Polícia Federal na Paraíba, Nivaldo Farias de Almeida; de familiares do homenageado, Dr. Francisco de Oliveira (in memoriam); Delegados Regionais da Polícia Federal, Raone Aguiar e José Olegário; Conselheiros Estaduais da OAB-PB, Carmem Raquel, Francisca Leite e Levi Borges; Conselheira Federal da OAB, Gilvânia Maciel; Diretor Tesoureiro da OAB-PB, Marcus Túlio; Secretário Geral da OAB-PB, Valberto Azevedo; Secretário Adjunto da OAB-PB, Nildo Nunes; Membro Honorário Vitalício da OAB-PB, José Mário Porto; Presidente da OABPrev Nordeste, Márcio Maranhão; Presidente da Comissão de Eventos da OAB-PB, Kessia Liliane; além de vários advogados e convidados.

Dr. Odon, Dona Maria das Graças, Dr. Nivaldo e Dr. Francinaldo
De acordo com o presidente da OAB-PB, Odon Bezerra, a inauguração da Sala do Advogado em Cabedelo era um anseio da advocacia cabedelense, “a princípio, esta sala esteve para funcionar no Fórum de Cabedelo, por questões estruturais não foi possível a instalação da sala, então nós deslocamos o projeto para as dependências da Superintendência da Polícia Federal, que também é um local de comparecimento de advogados e colegas, que muitas vezes necessitam fazer uma petição, uma procuração ou qualquer movimentação rápida dentro das suas atribuições, e até então não disponibilizavam de um espaço próprio para isso”, disse o presidente da OAB-PB, Dr. Odon Bezerra.

O Superintendente da Polícia Federal na Paraíba, Nivaldo Farias de Almeida, disse que: “a presença do advogado na Polícia Federal legitima a ação policial”. O Superintendente disse ainda que está à disposição para colaborar no que for possível para um bom relacionamento com a OAB-PB.

A Sala do Advogado em Cabedelo recebeu o nome do Dr. Francisco de Oliveira (in memoriam), a homenagem se deu pelo reconhecimento dos seus relevantes serviços em prol do progresso da advocacia na cidade de Cabedelo.


Dr. Francisco de Oliveira (breve histórico)

Natural de Alagoa Grande-PB, Francisco de Oliveira chegou para morar em Cabedelo, juntamente com a sua esposa, Dona Maria das Graças, no dia 5 de novembro de 1961, em decorrência do exercício da sua atividade profissional na época, maquinista da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), onde trabalhou por 20 anos, de 1956 a 1976.

Um homem simples, agraciado por Deus com muita disposição para trabalhar e estudar. Frequentou os bancos da Universidade Federal da Paraíba, onde, com muito esforço, formou-se em Administração, Contabilidade e Secretariado (1978) e em Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais (1982).

A inquietude de uma inteligência que lhe era peculiar levou Francisco de Oliveira a trilhar pelas veredas da política em Cabedelo, onde foi constituído Vereador, no período compreendido entre os anos de 1968 e 1982.

Como funcionário público estadual, Francisco de Oliveira exerceu a função de professor, entre os anos de 1978 e 2004, simultaneamente, a função de Defensor Público (advogado), no período de 1982 a 2004.

Os últimos anos da vida deste honrado trabalhador, que escolheu a cidade de Cabedelo para morar, gerar e criar seus filhos, foram dedicados a repassar seus conhecimentos labutando como professor e advogando pela defensoria pública, prestando assistência jurídica gratuita e integral a pessoas que não tinham condições financeiras de pagar por este serviço, atuando em casos da Justiça Estadual.

Francisco de Oliveira faleceu em 8 de abril de 2004, aos 68 anos, quando deixou a sua esposa, Dona Maria das Graças e seus 6 filhos: Francinaldo de Oliveira; Flávio de Oliveira; Fernando José de Oliveira; Fábio de Oliveira; Francisco de Oliveira Filho e France Grace de Oliveira Santos. 

Na proximidade dos 10 anos da sua partida, o seu nome é justamente emprestado para nomear um espaço designado ao uso da classe que ele representou com destacada desenvoltura e altivez. Sala do Advogado “Dr. Francisco de Oliveira”.


Por Fábio Fernandes


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.