Prefeitura de Cabedelo criará projeto sustentável para o Parque Jacaré e balizamento náutico garantirá tranquilidade durante pôr do sol.



Foto: Divulgação - Internet.
Em reunião na Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), realizada nessa quinta-feira (06), os secretários de Meio Ambiente e Turismo de Cabedelo, Walber Farias e Omar Gama, anunciaram medidas para reestruturar e reordenar o Parque Turístico Municipal da Praia do Jacaré.  Através de um convênio que está sendo firmado com o Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (IFPB), campus Cabedelo, será elaborado um projeto sustentável para o local e, em parceria com a Marinha do Brasil, a Prefeitura realizará um balizamento náutico, a fim de ordenar o tráfego das embarcações que se aglomeram e transitam durante o pôr do sol no Jacaré.

A reunião, convocada pela PBTUR, contou com a presença dos principais órgãos responsáveis pela administração e manutenção do Parque Turístico Municipal da Praia do Jacaré, criado pela Lei Municipal 1.340/2006, localizado em Cabedelo/PB. A reunião teve como principal objetivo discutir soluções para o ordenamento definitivo da área, após denúncias de que embarcações passam irregularmente no espelho d`água onde é executado, todas as tardes, o Bolero de Ravel, pelo músico Jurandy do Sax.

Durante a reunião, também foram discutidos assuntos como: preocupação com o Meio Ambiente; Direitos dos consumidores; Segurança do visitante do Parque; Cadastramento e regularização de comerciantes e proprietários de embarcações turísticas; Oferta turística do parque e da cidade como um todo e, principalmente, um novo ordenamento e implantação do projeto de urbanização das áreas pertencentes ao Município de Cabedelo e Patrimônio da União.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, demonstrou preocupação e atenção com o local que considera um dos roteiros paraibanos com maior potencial turístico no país e fora dele. “O Parque do Jacaré é um produto muito visitado por brasileiros e estrangeiros e a gente sempre sente necessidade de resolver os problemas que são constantes ali, naquela região. Há uma cobrança da população e das pessoas que atuam no local para que haja a devida regularização e ordenamento naquela área”, afirmou Ruth.

Soluções - A solução para reordenação do tráfego de embarcações no horário do pôr do sol foi apresentada pelo Secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Walber Farias. “No que se refere às questões ambientais, estamos sempre atentos ao que está irregular e na busca de sua regularização. Nos últimos dias, estudamos a situação das embarcações e criaremos um balizamento náutico, que evitará a aproximação demasiada dos barcos nos horários em que o artista Jurandy estiver se apresentando. Esse projeto será feito em parceria com a Secretaria de Turismo do Município e com a Marinha do Brasil, que vai delimitar uma área de exclusão temporária para o tráfego de embarcações”, enfatizou.

Já o Secretário de Turismo do Município, Omar Gama, anunciou um convênio com o IFPB, campus Cabedelo, objetivando a realização de um projeto sustentável para o Parque do Jacaré. “A Prefeitura de Cabedelo, através das Secretarias de Turismo e Meio Ambiente, está realizando um convênio com o IFPB na intenção de apresentar um projeto sustentável para aquela localidade. Também estamos realizando estudos para incluir no Parque a apresentação do nosso folclore, estimular o nosso artesanato, além das belezas naturais. Queremos que o Parque seja utilizado o dia inteiro e não apenas no momento do pôr do sol”, afirmou Omar Gama.

Ao final da reunião, foram definidos alguns encaminhamentos, como o agendamento de reuniões com guias turísticos, agências de turismo e proprietários de embarcações, para ajustes na administração e oferta turística do Parque. Na oportunidade, também ficou definido que será agendada uma reunião entre a PBTUR, a Secretaria Municipal de Turismo, o Prefeito do Município e o Governador do Estado para tratar de questões ligadas a investimentos, ordenamento e urbanização do local.

Presenças - Estiveram presentes na reunião representantes dos seguintes órgãos: PBTUR (Ruth Avelino, William Tejo, Francisco Linhares e Maria José Belizário); Marinha do Brasil - Capitania dos Portos (Capitão Valdinei Ciola); Superintendência do Patrimônio da União – SPU (Daniela Bandeira); Superintendência de Administração do Meio Ambiente – Sudema (Joel Neto); Secretaria Estadual de Turismo (Alessandra Lontra e Laís Ramos); Secretaria Municipal de Turismo (Omar Gama e Vera Simões); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Walber Farias); Procon Municipal (Francinaldo Oliveira e Geralda Ulisses); Batalhão de Polícia Ambiental (Comandante Paulo Sérgio) e Companhia Especializada em Apoio ao Turista da Polícia Militar da Paraíba - CEATUR (Cap. Isabelle Santos).


Fonte: SECOM Cabedelo


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca