Prefeitura de Cabedelo realiza I Fórum de Políticas Públicas para Mulheres.



Com a participação de centenas de cidadãs cabedelenses, que lotaram o Teatro Santa Catarina, a Prefeitura de Cabedelo realizou, nessa terça-feira (11), o I Fórum Cabedelense de Políticas Públicas para Mulheres. Promovido pela Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social, juntamente com a recém-criada Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, o evento contou com apresentações artísticas, palestras educativas sobre saúde e sobre a Lei Maria da Penha. Também foram lançados cursos oferecidos pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB) para profissionalização de mulheres, através dos Programas Mulheres Mil e Pronatec, e foram realizadas homenagens a cidadãs cabedelenses.

“Esse Fórum ratifica nosso compromisso com a implementação de ações, serviços e políticas públicas voltadas para as mulheres, tendo como principais metas a isonomia e a igualdade social, garantindo e ampliando seus direitos", afirmou o Prefeito Leto Viana, que recentemente criou a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

Defensora dos direitos da mulher, através de seus trabalhos na Câmara de Cabedelo, a primeira dama do município e vereadora Jacqueline Monteiro foi a autora do projeto de lei e do requerimento, apresentados em 2013, visando a criação da Secretaria da Mulher e a aquisição de um mamógrafo para o Hospital Municipal Padre Alfredo Barbosa, a fim de que as mulheres cabedelenses não precisem se deslocar à João Pessoa a fim de realizar o exame.

"Essa luta das mulheres é uma bandeira encampada por nós e já temos várias conquistas para comemorar. É muito gratificante ver a nossa cidade celebrando a mulher cabedelense e trabalhando para oferecer-lhes uma melhor qualidade de vida", enfatizou Jacqueline, comentando que a Prefeitura já está aguardando a chegada do mamógrafo.

Ressaltando a importância do Fórum, o secretário de Ação e Inclusão Social, Euzo Chaves, comentou que o evento é uma realização inédita na história da cidade. “Estamos tendo a oportunidade de mostrar às mulheres a imensa importância de sua participação no desenvolvimento do município. Parabenizo o prefeito Leto Viana e a primeira dama Jacqueline, que estão fazendo uma grandiosa ação de valorização à mulher", destacou Euzo, ao lado da secretária adjunta Renata Sampaio.

Palestras – Durante o Fórum, foram realizadas palestras temáticas, transmitindo informações importantes para as mulheres. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, formada pela nutricionista Adriana Serrano, a enfermeira Bete Cabral e a médica ginecologista e obstetra Maria Rita, transmitiu conhecimentos sobre saúde e alimentação da mulher. As profissionais detalharam informações sobre prevenção e tratamento do Papiloma Vírus Humano (HPV) e realizaram uma explanação sobre as propriedades nutritivas dos alimentos, destacando as frutas, legumes e cereais que devem ser consumidos prioritariamente para garantir uma alimentação saudável.

Em seguida, a juíza de Direito da Vara da Violência Doméstica da Comarca da Capital, Rita de Cássia Martins, detalhou os direitos garantidos às mulheres pela Lei Maria da Penha, destacando que não apenas agressões físicas, mas xingamentos e ameaças também são crimes e devem ser denunciados na Delegacia da Mulher de Cabedelo, assim como violência sexual, mesmo que seja dentro do casamento.

Atividades culturais - As apresentações culturais da tarde ganharam notoriedade com as performances do cantor gospel Magno Carvalho, do Coral do Programa Mulheres Mil, formado por senhoras do Curso de Auxiliar de Cozinha do IFPB - Campus Cabedelo, e ainda de uma esquete teatral idealizada e encenada pelos atores cabedelenses Alessandro Tcche, Walmarques Júnior, Magno Carvalho e Marcos Alcântara, incentivando as mulheres a denunciarem violências sofridas.

Homenagens - Na ocasião, a organização do evento realizou várias homenagens, com entregas de comendas a mulheres brilhantes que se destacam em diversas áreas de atuação no município, representando todas as cabedelenses: Ana Lúcia Silva, feirante há mais de 30 anos; Léa Praxedes, premiada presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (IPSEMC); Lúcia do Nascimento Araújo, educadora e diretora do Instituto Educacional Pequeno Príncipe; Maria da Glória Feitosa, líder comunitária e presidente da Associação dos Moradores do Bairro de Jardim Manguinhos; Maria José de Souza (Dona Nininha), da Associação de Pescadores e Marisqueiras do Bairro do Renascer; Tânia Maria Dornelas de Melo, tabeliã há mais de 40 anos em cartório civil da cidade, e Terezinha da Silva Carneiro (Têca do Côco), mestra cultural e folclorista.

A primeira dama do Município, Jacqueline Monteiro, homenageou ainda outras quatro mulheres, que estão representando todas as cabedelenses nos outdoors comemorativos espalhados pela cidade: Adriana Lessa, decoradora e paisagista; Marta Emília, policial Militar; Edna Nascimento, gestora escolar; e Daniele Campelo, funcionária pública. A primeira dama também foi homenageada pela organização do evento.

Ao final do Fórum, a secretária Adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres, Geusa Ribeiro, fez um balanço positivo do evento. "Estou muito feliz, porque o Fórum ultrapassou as nossas expectativas, tanto pela quantidade de participantes como pela interação das mulheres nas palestras e atividades desenvolvidas”, concluiu.

As mulheres participantes também avaliaram o Fórum positivamente. "Depois de 24 anos trabalhando como educadora em Cabedelo, essa foi a primeira vez que tive meu trabalho reconhecido, através dessa homenagem", afirmou a gestora escolar Edna Nascimento.

Presenças - Entre as autoridades presentes no evento, também estavam a Secretária da Mulher do Município de João Pessoa (PB), Socorro Borges; a Delegada da Delegacia Especializada da Mulher de Cabedelo, Nadja Fialho; a Presidente Estadual do Partido Republicano Progressista (PRP), Maria da Luz Silva; secretários municipais e vereadores.


Fonte: SECOM Cabedelo


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca