Transporte universitário deve melhorar no Litoral Norte.



Ponte Cabedelo - Lucena (Divulgação).
De acordo com informações do último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), houve um aumento de 4,4% no número de matrículas na educação superior em 2012, no comparativo a 2011. Estes dados equivalem a mais de 7 milhões de estudantes matriculados em universidades públicas (7%) e particulares (3,5%) de todo o país.

Os números já apresentam certo avanço educacional do brasileiro, tendo em vista as facilidades de ingressar em uma universidade e o crescimento delas. Segundo dados do Inep, esses estudantes estão distribuídos em 31.866 cursos oferecidos por 2.416 instituições (304 públicas e 2.112 particulares), sendo mais de um milhão de concluintes apenas em 2012.

No entanto, apesar da quantidade de estudantes e o aumento do número de universidades, muitos alunos ainda têm dificuldades para se deslocar para longe da capital. O Litoral Norte, por exemplo, é uma das áreas que mais recebe os estudantes, seja para ingressar nos campi das universidades ou para realizar pesquisas. Porém, o acesso às cidades permanece escasso e eles se limitam ao ferry-boat, que faz o trajeto de Cabedelo para Lucena, e as estradas que precisam de reparos.

De acordo com o presidente da Associação Amigos do Litoral Norte, Selmo Lima, uma das alternativas é a construção da ponte que ligará os dois municípios e da via do Litoral Norte, que irá interligar todas as cidades da região. “São importantes projetos para o desenvolvimento da região, seja no aspecto da educação, turismo ou setor imobiliário. As construções trarão oportunidades de emprego e renda, além de acabar com uma desigualdade histórica em relação ao crescimento do Litoral Norte”, revela.


Fonte: PAUTA (Assessoria de Comunicação)


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca