Cabedelo sedia ´dia D` da Campanha de Vacinação contra a Gripe no Estado e reforça meta de imunizar mais de 13 mil pessoas




A cidade de Cabedelo foi a escolhida para sediar o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que aconteceu nesse sábado (26), na Praça Getúlio Vargas, Centro da cidade. O evento, aberto pelo Prefeito Leto Viana, pela secretária Executiva da Saúde na Paraíba, Cláudia Veras, e pelo secretário de Saúde de Cabedelo, Jairo Gama, contou com a participação da população, que aproveitou a mobilização para se prevenir contra o vírus da Influenza.

O Dia D foi marcado, também, por uma apresentação do grupo de dança da Escola Municipal Adjuto Carlos de Morais, do Recanto do Poço, que contagiou a todos com uma bela ciranda protagonizada por alunos da unidade. A mobilização contou, ainda, com personagens infantis, que entretiveram e animaram as crianças que aguardavam para receber a dose.

Com o tema “Você Não Pode Faltar”, a campanha deste ano segue até o dia 9 de maio, e pretende imunizar, em Cabedelo, 13.095 pessoas, 80% da população alvo. A equipe de Imunização da Secretaria de Saúde disponibilizará a vacina contra a influenza nas vinte Unidades de Saúde da Família (USFs) espalhadas por todo o Município.

“Nossa principal proposta é levar dignidade aos cabedelenses e minimizar sua dor. Por isso, este ano, não vamos medir esforços a fim de que a nossa meta seja alcançada, fato que nunca aconteceu na cidade. Para isso, contamos com o apoio do Governo do Estado e creio que, com muito trabalho, seriedade, e com a ajuda de Deus, daremos exemplo a toda a Paraíba de como mobilizar a população para se vacinar contra a gripe”, disse o Prefeito Leto ao chegar ao evento, recepcionado pelas crianças que aguardavam para receber a dose da vacina contra a Influenza.

Na ocasião, o gestor destacou, ainda, o empenho de toda a equipe da Secretaria de Saúde envolvida na mobilização e na campanha como um todo, e aproveitou também para se vacinar e dar o exemplo a todos os cabedelenses.

“Há 15 anos, desde quando começou essa campanha de vacinação, Cabedelo nunca atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Este ano será diferente. Tanto que solicitei à Secretaria Estadual que Cabedelo sediasse o dia D, como forma de compromisso firmado, perante gestores e a população, de fazer com que nossa cidade atinja o patamar de imunizar 80% das pessoas consideradas de risco para complicações por gripe. Para tal, contamos com o total e irrestrito apoio do Prefeito Leto, que soube se mostrar sensível à importância que essa campanha representa para a saúde de nossa cidade e de nossa população”, ressaltou o secretário Jairo Gama.

A imunização deste ano deve atingir mais crianças do que em anos anteriores, já que a faixa etária definida pelo Ministério da Saúde foi ampliada. No ano passado, apenas crianças com até 2 anos podiam receber a vacina, mas, com a nova regra, crianças de 6 meses e menos de 5 anos poderão ser vacinadas. A vacina também é disponibilizada para grupos considerados mais vulneráveis à gripe, como as pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde, povos indígenas, gestantes, mães até 45 dias após o parto, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. O Ministério da Saúde ainda incluiu pessoas que têm doenças crônicas não transmissíveis ou que estão em condições clínicas especiais, contanto que apresentem prescrição médica no ato da vacinação.

“É muito importante a conscientização dos gestores e da população sobre a importância e a necessidade desse grupo de risco se vacinar. Em Cabedelo, notamos o esforço e o empenho que a atual gestão vem fazendo para tirar a cidade da lista daquelas que não atingiram a meta na Paraíba. E, nesse sentido, ela pode contar sempre com a parceria do Governo do Estado”, destacou a secretária executiva Cláudia Veras, durante solenidade que marcou o Dia D da campanha na Paraíba.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e o governo brasileiro se baseia em estudos que apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Participação da população – O Dia D de vacinação contra a gripe começou às 8h do sábado (26) e conseguiu levar muitos cabedelenses, desde cedo, à praça Getúlio Vargas. Lá, cerca de 40 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde aguardava a população, que compareceu de forma muito positiva, a exemplo do aposentado Severino de Oliveira. Aos 76 anos, ele fez questão de levantar cedo e ir se proteger contra o vírus da gripe. “Essa ação é muito importante, e todos os anos eu participo. Este ano, tudo está muito organizado e não tem desculpa para não vir se vacinar”, enfatizou.

Quem também fez questão de se proteger, e proteger a quem se ama, foi a professora Maria Angélica Cabral. Grávida de seis meses, ela levou o filho, Luan Gabriel, de 2 anos, para, juntos, receberem a dose da vacina. “Além de importante, é necessária para que o Luan, que nunca adoeceu, continue forte e saudável, e para que eu também me proteja, garantindo saúde durante toda a gravidez, e também ao bebê que espero. A Prefeitura, esse ano, está de parabéns, tanto pela organização, quanto pela mobilização que vem fazendo, convocando a todos a comparecer a um posto de saúde e se vacinar”, disse.

Doses – De acordo com o Ministério, serão distribuídos 53,5 milhões de doses da vacina, capazes de proteger contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O material será distribuído para 65 mil postos de vacinação e 240 mil pessoas estarão envolvidas na imunização.

Na Paraíba, serão distribuídas pouco mais de 1 milhão de doses da vacina. Em todo o país, serão mais de 2 mil postos de vacinação, com envolvimento de, aproximadamente, 6 mil profissionais.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.