Maior espetáculo ao livre da Paraíba, Paixão de Cristo de Cabedelo será realizado na Fortaleza de Santa Catarina.



Reconhecendo o espetáculo ‘Paixão de Cristo’ como patrimônio cultural da cidade de Cabedelo, o prefeito Leto Viana anunciou o maior investimento que o evento já teve em seus 37 anos de história. A Prefeitura dará um apoio financeiro de R$ 45 mil, além de estrutura extra, como gerador, banheiros químicos e transporte para os atores, garantindo a realização integral do maior espetáculo ao ar livre do Estado da Paraíba, a ser encenado de 18 a 20 de abril, às 20h30, na Fortaleza de Santa Catarina. A entrada será gratuita, mas os ingressos precisam ser adquiridos com antecedência, na Fortaleza.

“Esse espetáculo é motivo de muito orgulho para a nossa cidade. Tem uma história de amor e perseverança que une todos os atores para encená-lo, com extremo brilhantismo, mesmo quando não tinham apoio financeiro para isso. Em virtude do pouco tempo em que estamos a frente da Prefeitura e das dificuldades encontradas, ainda não será possível conceder o incentivo que gostaríamos, mas fico satisfeito por já conseguirmos contribuir significativamente”, afirmou o prefeito Leto Viana.

Estrutura da Peça – A dramaturgia encenada em Cabedelo tem quatro atos, distribuídos em 55 cenas, começando pelo início da Vida Pública do Messias; Anúncio da Paixão; Crucificação; Ressurreição e Ascensão. Todos estes atos serão apresentados em 08 palcos, personificados por 71 atores cabedelenses e cerca de 60 figurantes, em sua maioria também de Cabedelo.

Apesar de toda essa grandiosidade artística e cultural, poucas vezes o projeto recebeu incentivo do poder público. Por falta de condições financeiras, o espetáculo já deixou de ser encenado em alguns anos, precisou cortar algumas cenas para diminuir os gastos e já chegou a cobrar ingressos para arcar com os custos. Os atores nunca receberam sequer alimentação e o espetáculo nunca teve gerador para evitar que uma queda de energia atrapalhasse a encenação. O maior incentivo que a peça chegou a receber foi em 2008 e 2009, com R$ 25 mil, mas no ano seguinte, em 2010, o espetáculo não foi realizado por falta de apoio.

Espetáculo completo - De acordo com o diretor do espetáculo e presidente do Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa (GTAAB), Tadeu Patrício, através desse apoio da Prefeitura será possível realizar, este ano, o melhor espetáculo apresentado até então. O incentivo financeiro viabilizará novos cenários, ampliação do figurino e dos efeitos especiais, contratação de mais serviços técnicos e a realização integral do espetáculo, sem cortes de cenas. A Prefeitura também disponibilizará, através das Secretarias Municipais de Transporte e de Educação, veículos para conduzir os atores até suas residências.

“Este ano, o GTAAB está mais motivado em razão desse apoio cultural da Prefeitura de Cabedelo, pois o prefeito aprovou o nosso projeto em sua totalidade. Ficamos muito satisfeitos por ouvir Leto Viana enfatizar que acredita no teatro como um instrumento de transformação do homem em seu meio social, que reconhece nosso trabalho junto às crianças e aos jovens como um serviço de inclusão social e cultural, em que promovemos ensinamentos de cidadania e a palavra do evangelho através do fazer teatral”, afirmou Tadeu Patrício.

Quando era vereador, Leto Viana foi autor da Lei 512/89, que reconhece como sendo de utilidade pública o Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa (GTAAB), realizador do espetáculo. Além disso, apresentou diversos requerimentos solicitando o apoio da Prefeitura para a peça. Na mesma sintonia, a primeira dama e vereadora Jacqueline Monteiro é autora da Lei 1.612/13, que institui a encenação da Paixão de Cristo como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Cabedelo, além de incluí-la no calendário cultural da cidade.

Ingressos - Os ingressos para o espetáculo estão sendo distribuídos, gratuitamente, na Fortaleza de Santa Catarina, das 14h00 às 16h00, .


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.