Secretaria de Saúde de Cabedelo realiza vistorias em Hospital Municipal e USFs e anuncia reformas nas unidades.



Divulgação.
A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, durante uma semana, vistorias no Hospital Municipal Padre Alfredo Barbosa, bem como nas 20 Unidades de Saúde da Família (USFs) que atendem à população da cidade. O objetivo das visitas foi elaborar uma planilha com os principais problemas detectados, tanto de infraestrutura como de atendimento, para iniciar as obras de reforma e ampliação necessárias, além de providências para qualificar ainda mais a prestação dos serviços.

De acordo com o secretário de Saúde de Cabedelo, Jairo Gama, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) já havia notificado gestões anteriores da Prefeitura Municipal para que realizasse reformas a fim de sanar problemas estruturais graves, encontrados no Hospital e nas USFs. A atual gestão ainda não foi notificada, mas, reconhecendo necessidades de melhorias urgentes, a Prefeitura decidiu se antecipar e iniciar as ações. Assim, a planilha será encaminhada ao MPPB, solicitando novo prazo de adequação e resolução das dificuldades encontradas, tendo em vista que os prazos já concedidos pelo MPPB não foram cumpridos pelas gestões anteriores.

“Essa notificação vem de muito tempo, e nada foi feito. Solicitei junto ao promotor Valério Bronzeado para que o prazo passe a contar do dia 1º de abril, quando assumi a pasta. A partir daí, realizamos essas visitas e apontamos o que necessita ser feito. Já temos verba, tanto municipal como federal, para realizarmos as reformas e ampliações. Estimo que, no prazo de 90 a 120 dias, tudo esteja encaminhado”, afirmou o secretário.

O objetivo principal da secretaria é garantir conforto e segurança à população atendida nas USFs e no Hospital Municipal. Segundo Jairo, as Unidades que não forem ampliadas, serão reformadas a fim de atender de forma digna e como merecem os cabedelenses.

“Para se ter uma ideia, visitei instalações em que a mínima chuva que caísse, poria o teto abaixo. Isso é inconcebível. Deixaram a Saúde da cidade em uma situação complicada. Estamos trabalhando incansavelmente para reestruturar cada Unidade, cada leito”, pontua Jairo, que se coloca à disposição da população. “Atendo em meu gabinete a quem por mim procurar. Saúde não tem preço e eu sei bem disso, por isso, meu esforço é diário para que não falte nada aos cabedelenses. Nessa gestão, e isso é uma determinação do Prefeito Leto Viana, teremos um carinho especial à atenção básica para que, assim, possamos desafogar a demanda do Hospital Municipal e garantir a todos o direito fundamental da saúde de qualidade”, finaliza.

O relatório final, contendo relatos e imagens da situação das Unidades e do Hospital deverá ser encaminhado ao MPPB, no máximo, na próxima semana. “Conversei, pessoalmente, junto com o Prefeito, com o promotor Valério Bronzeado. Encontramos a Saúde de Cabedelo em um estado crítico, quase deplorável. Vamos entregar o relatório com a lista dessas pendências e nos prontificar, junto ao MPPB, em sanar essas demandas o mais rápido possível”, garante Jairo.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.