Cabedelo será contemplada com Programa desenvolvido pelo Ministério da Defesa.



O prefeito de Cabedelo, Leto Viana, reuniu-se com representantes das Forças Armadas Brasileiras, na última sexta-feira (16), para discutir a implantação do Programa Forças no Esporte (Profesp). Durante a reunião, o Comandante Vilmar Fortuna, assessor do Profesp junto ao Ministério da Defesa, e o Capitão de Fragatas, Valdinei Ciola, Comandante da Capitania dos Portos da Paraíba, apresentaram o Projeto ao prefeito e este se colocou à inteira disposição, juntamente com sua equipe, para implantá-lo em Cabedelo, que se tornará a primeira cidade paraibana a receber o Profesp, tendo o objetivo de beneficiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O Profesp envolve 87 Organizações Militares (OMs) das três Forças Armadas e atende, atualmente, mais de 13 mil crianças e adolescentes em 25 Estados brasileiros. O Programa consiste em estabelecer uma parceria entre uma OM e o Município, que na maioria dos casos envolve diretamente a Secretaria de Educação local, para que, juntos com outras Secretarias e órgãos parceiros, possam desenvolver atividades que proporcionem aos participantes esportes, lazer e sociabilidade, intencionando a melhoria da qualidade de vida.

Assim, além do Prefeito, participaram da reunião os Secretários Municipais de: Educação, Clecy Alves, acompanhada do Assessor Especial da pasta, Neroaldo Pontes; de Ação e Inclusão Social, Euzo Chaves; e de Esportes, professor Clemildo Gomes.

“É de extrema importância abrirmos as portas de nossa Cabedelo para receber um programa dessa magnitude, haja vista o momento difícil em que vivem muitos de nossos jovens, principalmente, os que estão em vulnerabilidade social no nosso Município. Agradecemos o interesse dos coordenadores deste Programa e afirmo que os nossos auxiliares estarão à disposição para que a ação seja executada em tempo hábil e de forma legal", afirmou o Prefeito Leto Viana.

A iniciativa de contemplar Cabedelo partiu do Capitão dos Portos, Valdinei Ciola, que assumiu a responsabilidade de receber em sua Unidade um efetivo de crianças e adolescentes que participarão do Programa, acompanhados de representantes das Secretarias Municipais.

"A Prefeitura de Cabedelo e a Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania, poderão envidar esforços, dentro de suas realidades, para receber o programa Forças no Esporte que, em segundo plano, também poderá ter os projetos Navegar e Segundo Tempo. A Marinha tem sua missão específica, porém é importante se envolver nas questões sociais, capacitar e educar nossas crianças de hoje, para que se tornem adultos responsáveis amanhã”, ressaltou o Capitão. 

O Comandante Vilmar Fortuna, assessor do Profesp junto ao Ministério da Defesa, agradeceu a atenção dispensada pelo Prefeito Leto e explanou mais sobre o Programa, destacando os resultados obtidos a nível nacional.

"Cabedelo será a primeira cidade paraibana a possuir um Núcleo do Profesp e eu fico muito feliz pela receptividade do Prefeito que, nessa visão social, juntamente com os secretários presentes, pode perceber que é significativa essa parceria com as Forças Armadas. Um dos principais objetivos do Profesp é tirar da situação de vulnerabilidade social crianças carentes. O programa contempla a ida dessas crianças à Unidades Militares que, de forma voluntária, aderem ao Programa. Os resultados obtidos têm sido bastante significativos. Podemos ver crianças que melhoraram o seu rendimento escolar e a socialização”, ponderou o Comandante.

Uma nova reunião sobre Profesp, com os atores que envolvem a iniciativa, foi agendada para a próxima sexta-feira (23), na Unidade Militar da Capitania dos Portos de Cabedelo. 

Importância do Projeto - A Secretária de Educação, Clecy Alves, que participou do encontro, avaliou a reunião e destacou a importância do Profesp para a cidade de Cabedelo. "Esse programa vem somar com todos os projetos que já estamos realizando no Município, em busca da melhoria na Educação e na qualidade de vida. Juntos com as Secretarias de Esportes e Ação e Inclusão Social poderemos atuar nessa iniciativa das Forças Armadas em prol das nossas crianças", disse.

Já o Secretário de Esportes, Clemildo Gomes, ressaltou a disponibilidade do prefeito Leto e seu aval para que o Programa possa ser instituído no município. “O saldo é muito positivo, até porque o Prefeito esteve presente e deu sinal verde para que nós pudéssemos dar continuidade e realmente concretizar esse Projeto, que trará muitas beneficies à nossa cidade", concluiu.

Forças no Esporte - O Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério dos Esportes e do Desenvolvimento Social, desenvolve, há aproximadamente 10 anos, o Programa Forças no Esporte. A iniciativa é operacionalizada por Comandantes de Organizações Militares (OM) das Forças Armadas que, de forma voluntária, cedem suas instalações para receberem crianças na faixa etária de 7 a 17 anos, normalmente oriundas da rede pública de ensino, que se dedicam às atividades socioeducacionais e poliesportivas, coordenadas nacionalmente pelo Ministério da Defesa.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca