Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será lembrando em Cabedelo com ações e atividades de conscientização durante toda a semana



Divulgação.
A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social (Semais), participa, entre os dias 19 e 23 de maio, das atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). Este ano, a Campanha tem como símbolo uma flor e como tema “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.

As ações vão acontecer durante toda a semana. Na programação, estão marcadas atividades comunitárias e uma sessão pública para debater o tema com gestores e toda a população.

“A nossa intenção é sensibilizar e mobilizar a população em geral e, principalmente, os formadores de opinião, para motivar ações espontâneas das pessoas, a fim de que elas possam reconhecer, denunciar e, com isso, proteger as nossas crianças e adolescentes do abuso e da exploração sexual”, explica o secretário Euzo Cunha, à frente da Semais.

Programação – A programação alusiva ao dia 18 de maio começa na segunda-feira (19), com a ação “Creas nos Trilhos”, a partir da 08h30, na Estação Ferroviária de Cabedelo. No dia 20, haverá o Pit Stop, na Br-230, ao lado da Secretaria Municipal de Educação, com divulgação e ações educativas e de conscientização. Na quarta-feira (21), no PET, localizado no Renascer, acontecerá uma palestra com o Proerd e o Conselho Tutelar, a partir das 08h00. Já na quinta-feira (22), será realizada uma sessão Pública na Câmara de Cabedelo para debater o tema da exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades se encerram na sexta-feira (23), com uma série de apresentações artísticas e culturais no Teatro Santa Catarina, a partir das 08h00.

18 de maio – O reconhecimento, pela Lei Federal 9.970/00, do dia 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes demarca uma conquista do país na luta pelos direitos humanos das crianças e adolescentes. É uma data simbólica, na qual a sociedade é lembrada a “não desviar o olhar, ficar atenta. Denunciar!”.

A data foi escolhida em homenagem à Araceli Cabrera Sanches, de oito anos, vítima de estupro e depois assassinada por jovens de classe média em 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Até hoje – passados 35 anos –, os culpados do crime permanecem impunes.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca