Prefeitura de Cabedelo firma convênio com a UFPB e instituição criará Polo de Extensão no município.



Prefeito de Cabedelo-PB - Leto Viana
O prefeito de Cabedelo, Leto Viana, assinou, nessa segunda-feira (12), um protocolo de intenção para convênio com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC). O documento torna Cabedelo um Polo de Extensão de programas monitorados pela instituição, visando coordenar a elaboração de projetos de cunho social a serem apoiados pela UFPB.

De acordo com o convênio, celebrado entre o Prefeito Leto Viana, o pró-reitor da UFPB, Orlando de Cavalcanti Villar Filho, e, ainda, os secretários municipais Euzo Cunha, da Ação e Integração Social; Adalberto Silva, do Planejamento; e o consultor da Secretaria de Educação, professor Neroaldo Pontes, Cabedelo centralizará diversas ações que integrarão esses projetos, funcionando como Polo de Extensão para municípios vizinhos, como Lucena e Rio Tinto.

“Vemos Cabedelo como uma fonte inesgotável de valores culturais a serem trabalhados e devidamente apoiados pelo programa. Também temos como estratégia apoiar municípios menores, naturalmente menos capacitados economicamente, por isso mesmo carentes de recurso financeiros e aparato tecnológico para execução de algumas ações de interesse sociocultural”, explicou o pró-reitor da UFPB, Orlando Filho.

São várias as áreas de alcance do programa de extensão universitária, que busca interagir com as comunidades em seu entorno, levando conhecimento, pesquisa, tecnologia e serviços. As atividades visam tanto o desenvolvimento desses campos, como o crescimento acadêmico e profissionalizante de estudantes e profissionais em formação.

Em parceria com a Prefeitura de Cabedelo, a UFPB buscará desenvolver projetos nas áreas da Educação, Meio Ambiente e Tecnologia e, de forma mais rápida, nas diversas disciplinas culturais, como cinema, teatro, dança, artes plásticas e música. Os projetos podem versar nas áreas de pesquisa, reforma de prédios e equipamentos, execução de feiras e festivais, entre inúmeras outras a serem elencadas pelas escolas públicas do município. Também estão previstas algumas Bolsas de Extensão Universitárias.

“Parcerias como essas são de fundamental importância para o desenvolvimento educacional de nosso município. Ações desse tipo enriquecem não só nossa formação acadêmica, como nossa cultura, nossos valores e também nossa autoestima. A UFPB tem em nós um parceiro para fortalecermos projetos que engradeçam ainda mais os estudos e a formação de nossos cidadãos”, destacou o prefeito Leto Viana.

A próxima fase desse convênio tratará de estudos e levantamentos das diversas áreas a serem impactadas pelas ações do programa, visando dar objetividade e visibilidade aos resultados obtidos no futuro. A população também fará parte dessa etapa, sendo ouvida em cada comunidade a ser contemplada com as ações.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca