Prefeitura de Cabedelo restaura monumentos que dão identidade à praia de Intermares.



A Prefeitura de Cabedelo, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura, e de Turismo, está concluindo a restauração dos principais monumentos característicos da praia de Intermares, a exemplo dos que fazem alusão às tartarugas marinhas. O objetivo da ação é contribuir para uma melhor apresentação e identidade visual de pontos turísticos e principais logradouros da cidade.

A determinação das restaurações partiu do prefeito Leto Viana e as ações começaram pelos monumentos às tartarugas marinhas, expostas à beira-mar da Praia de Intermares, bem como ao longo do canteiro central da Av. Mar Vermelho. Ao todo, treze esculturas, depredadas pela ação de vândalos, receberam reforço, reparo e pintura.

Sob a responsabilidade do artista plástico Ferreira, e com recursos próprios da Prefeitura, as peças, resultado de um trabalho totalmente exclusivo e manual, são elaboradas em ferro, concreto armado, tinta e resina à base d’água. Nessa intervenção, os monumentos foram preenchidos em concreto, como forma de dar maior resistência à quebra.

“Nossa gestão vai acabar com o abandono pelo qual passavam nossas riquezas culturais e ambientais. Nossos monumentos precisam retratar uma imagem positiva, que ajude a atrair e agradar nossos visitantes e os próprios cabedelenses”, destacou o prefeito Leto Viana.

Outros projetos - A orientação do chefe do Executivo Municipal é recuperar não apenas os monumentos existentes, mas também ampliar esse trabalho. Estão em elaboração final projetos para coleta de resíduos sólidos, utilizando coletores estilizados, de forte impacto visual, a serem colocados ao longo da beira-mar do município.

Outro monumento às tartarugas, com escultura em Intermares, também está em fase de finalização, bem como a construção da escultura de uma enorme embarcação, a ser exposta no canteiro central da BR-230, na entrada da área urbana do Centro de Cabedelo.

A Prefeitura também prevê um projeto de uma escultura de jacaré, medindo 6 metros, na entrada que dá acesso à Praia do Jacaré. Além disso, está nos planos, também, a recuperação das estruturas dos dois pórticos, situados na divisa entre Bessa e Intermares, e na entrada da Avenida Mar Vermelho, às margens BR-230.

Os custos para a realização dessas obras serão pagos com verba oriunda do Juizado Cível e Criminal, proveniente de pagamentos de penas alternativas por parte de apenados, cujos valores financeiros serão revertidos em favor de projetos nas áreas da Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Cabedelo.

Tartarugas em Intermares - As tartarugas marinhas encontram no litoral paraibano, especialmente em Intermares, um dos principais pontos de desova. As temperaturas quentes do verão local são propícias ao amadurecimento dos ninhos, que podem conter de 100 a 120 ovos.

Por ação direta da Ong Guajiru (http://www.guajiru.com.br), há anos monitorando centenas de ninhos na localidade, a Praia de Intermares tornou-se um ponto turístico ecológico bastante visitado ao longo de todo o ano. As tartarugas marinhas passaram a fazer parte da iconografia do lugar, justificando o conceito do projeto e ajudando na orientação aos visitantes.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.