São João de Cabedelo, ´Um Marzão de Forró`, reúne multidão em sete dias de muita festa e se consolida como um dos maiores eventos já realizados na cidade.



Foram sete dias de muito forró, atrações culturais locais, tranquilidade, beleza e segurança. O São João de Cabedelo, ´Um Marzão de Forró`, levou à Praia do Miramar e ao bairro do Renascer mais de 30 mil pessoas, que comemoram o festejo junino em um evento jamais visto no município.

A Prefeitura da cidade, através das Secretarias municipais de Cultura e Turismo, preparou, durante os dias 23 e 29 de junho, dois festejos simultâneos e reuniram diversas apresentações culturais, quadrilhas juninas e programação musical com muito forró pé-de-serra. Ao todo, foram mais de 20 atrações musicais, dentre elas Amazan, João Lima, Felipe Lemos, Cicinho Lima e Forró Federal, dentre outros.

A festa teve seu encerramento no domingo (29), Dia de São Pedro, com shows de Pinto do Acordeon e Banda Forró do Sheik, no Miramar, e Rick Barão e Forró das Baronesas e o Forrozão Tôcolado, no Renascer. Além deles, também passaram pelo palco principal atrações artísticas que valorizam a cultural local, uma das marcas do Marzão, além do colorido das quadrilhas que, este ano, receberam incentivo da Prefeitura e proporcionaram um belo espetáculo ao público presente.

O Prefeito Leto Viana, acompanhado da primeira dama, a vereadora Jacqueline Monteiro, fez questão de prestigiar a festa durante os seus sete dias de realização, e destacar o trabalho e o empenho da equipe que possibilitou o sucesso do São João de Cabedelo. "Quero parabenizar a todos que fizeram parte da organização desse evento, que foi produzido com qualidade, carinho, eficiência e segurança, pensando na alegria de toda população e também dos turistas que passaram pela festa. A cada ano vamos valorizar ainda mais a nossa cultura nordestina e cada vez fazer melhor", destacou.

No encerramento da festa, além dos shows principais, o público também conferiu o resultado do concurso da Rainha do Milho. O projeto, inovador nas festividades de Cabedelo, foi criado com o intuito de que as associações de bairro se movimentassem em uma disputa sadia, envolvendo seus moradores e valorizando ainda mais esses festejos juninos.

A colocação, de acordo com o número de votos, ficou definida desta maneira: 1º lugar: Rosivânia Rodrigues, da Associação de Moradores de Ponta de Matos, com 5.611 votos; 2º lugar: Simone Teixeira, da Associação de Moradores do Renascer II, com 3.048 votos; 3º lugar: Lucicleide Maria, da Colônia dos Pescadores, com 2.460 votos; 4º lugar: Lenierisse Araújo, da Associação de Camalaú, com 2.347 votos; e 5º lugar: Dayse Mykaellen, da Associação de Moradores do Recanto do Poço, com 715 votos.

Além de troféu, faixa, coroa e um tablet para a Rainha do Milho campeã, todas as concorrentes foram premiadas e toda a arrecadação feita por cada representante foi revertida em doação para as próprias associações. A Rainha do Milho 2014, Rosivânia, agradeceu o apoio e elogiou a realização do concurso. "Foi muito gratificante e foi uma honra ter sido eleita Rainha do Milho. Agradeço a todos que colaboraram conosco, principalmente as comunidades do Bairro Ponta de Matos. Está de parabéns a Prefeitura por realizar esse evento", declarou.

Quadrilhas – Nos principais dias de festa, diversas quadrilhas juninas, de Cabedelo e também de outras cidades, se apresentaram no Marzão de Forró, levando muito colorido, beleza e alegria à festa.

Passaram pelo palco montado na Praia do Miramar os grupos Junina Viana, do Centro; Quadrilha Flor do Campo, do bairro do Renascer; Quadrilha Junina Macambira, do bairro de Camalaú; Fazenda Lampião, do bairro de Mangabeira, de João Pessoa; Junina Mistura Gostosa, que veio de Campina Grande, e a Eterno Amor, de Costinha, do município de Lucena.

Todas as quadrilhas juninas da cidade de Cabedelo receberam apoio financeiro por parte da Prefeitura: as que funcionam há pelo menos cinco anos receberam R$ 5.000,00 mil e as com pelo menos dois anos, R$ 1.000,00 mil.

Valorização da cultural e dos artistas locais – O Marzão de Forró teve o objetivo de retomar em Cabedelo a tradição cultural desse festejo nordestino. Para isso, uma programação artística foi planejada e organizada valorizando os artistas da terra. Durante os sete dias de festa, passaram pelo palco principal diversas manifestações artísticas, como a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, a Escola Mocambo de Capoeira Angola da Paraíba, a Capoeira Angola Palmares, a Nau Catarineta, o Coco de Roda e a Ciranda do Mestre Benedito, os Tambores do Forte, o Xaxado infantil do Renascer, a Orquestra Sinfônica do PRIMA, com alunos da rede municipal de ensino, dentre tantos outros que abrilhantaram ainda mais o evento.

Além deles, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, abriu espaço para que os alunos das escolas municipais pudessem, também, participar da festa. Apresentações de dança, como o xaxado, o baião, o xote e forró, quadrilhas e corais fizeram parte da programação oficial do São João e levaram aos alunos a importância e a beleza desse festejo.

Decoração e estrutura – O São João de Cabedelo contou com uma decoração e uma estrutura que fizeram a festa ainda mais atrativa e elogiada. O público que foi participar do evento encontrou, tanto na Praia do Miramar, como por toda a cidade, beleza, criatividade e muitas cores, através da ornamentação produzida pela artista paraibana Diana Oliveira, e com mão de obra de artistas da cidade.

A decoração do Marzão de Forró primou por detalhes especiais, aliando a eles a originalidade das festividades ocorridas nos sertões. O colorido ficou por conta dos adornos feitos em chita e a originalidade pelo uso de adereços populares, a exemplo das peneiras e dos chapéus de palha

Outro destaque da festa foi a cidade cenográfica criada por Diana na praia do Miramar. O espaço foi um dos mais visitados e fotografados pelo público, que aproveitou a disponibilidade, por parte da organização do evento, de uma inédita rede de wifi gratuita, para compartilhar as imagens nas redes sociais, através da hastag #ummarzaodeforro. “Foi um São João maravilhoso de uma estrutura linda e espetacular, com boas atrações e também com grupos que valorizam a cultura de Cabedelo. Esse cenário onde as pessoas estão fotografando também ficou muito interessante, porque tudo isso nos remete ao contexto histórico do nosso Nordeste. Foi tudo ótimo e a Prefeitura está de parabéns", elogiou a estudante Marília Fernandes.

A estrutura da festa ainda contou com um pavilhão, com 50 metros, montada na praia do Miramar, e que tinha o palco principal acoplado a ele. Tudo isso, além da diversidade e organização de restaurantes e vendedores ambulantes ao seu redor, garantindo o conforto e a comodidade dos participantes. "Foi muito bom estar nesse evento, tão bem organizado e planejado pela Prefeitura. A estrutura está perfeita e estão de parabéns todos que organizaram", completou o jogador de futebol Fábio Bilica, que atuou na seleção brasileira e hoje joga no futebol da Turquia, mas fez questão de prestigiar o Marzão de Forró, em Cabedelo.

Outro grande destaque dos festejos juninos foi o 'Busão - Destino ao Marzão do Forró', idealizado pela primeira dama Jacqueline Monteiro. Durante os principais dias de festa (23,24, 28 e 29), um ônibus, animado por um trio de forró pé de serra, percorreu os bairros mais distantes da cidade transportando os cidadãos para as festividades. “Acho que tivemos vários pontos marcantes neste evento. O Busão foi um deles, e também a decoração, que foi trabalhada de maneira diferenciada e inovadora na cidade. Além disso, a estrutura especial que foi disponibilizada pela Prefeitura e, principalmente, o resgate da nossa cultura popular proporcionaram uma alegria a mais a todos que vieram conferir a festa. Deu para sentir a satisfação do nosso povo, que demonstrou muito carinho com tudo que preparamos", disse Jacqueline.

Durante os sete dias de festa, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, também manteve uma tenda educativa, onde foram repassadas informações importantes à população, como a prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, além de distribuição de preservativos masculinos.

Segurança – Quem foi curtir o Marzão de Forró encontrou um ambiente tranquilo e seguro, para levar toda a família. O Prefeito Leto Viana solicitou à Polícia Militar, através do Major Pablo Cunha, comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar em Cabedelo, um efetivo de 40 homens, que, ao lado da Guarda Municipal, atuou de forma intensiva durante os sete dias de festa, tanto na praia do Miramar, como no bairro do Renascer.

“O evento festivo, de grande relevância para cidade, foi de uma segurança peculiar, proporcionando  muita tranquilidade aos frequentadores. Isso devido à sua organização e ao empenho de todos que aqui trabalharam. O nosso efetivo variou entre 4 a 20 homens por dia de festa. Quero destacar, ainda, que foi louvável por parte da Prefeitura o cumprimento do TAC, que determinou o horário de término da festa”, destacou o Capitão Augusto, Comandante da Força Tática da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente da Paraíba.

Além da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, a Prefeitura Municipal de Cabedelo também contou com uma equipe especializada em segurança de eventos, bem como com efetivos da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, e de uma ambulância do Samu, que garantiu o pronto atendimento à população. “Não registramos nenhuma ocorrência grave durante a festa. O que se viu foi apenas muita alegria e animação por parte dos organizadores e de quem foi conferir o belíssimo evento”, finalizou o Major Cunha Ramos.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.