Ministro do Turismo visita Praia do Jacaré e apoia projeto da prefeitura de Cabedelo para urbanização da área.



Foto: Ismael Farias.
O ministro do Turismo, Vinicius Lage visitou, na última sexta-feira (8), o Parque Municipal da Praia do Jacaré, em Cabedelo. Além de contemplar um dos pontos turísticos mais importantes da Paraíba, Lage aproveitou para conhecer o projeto, elaborado pela Prefeitura de Cabedelo, de ordenamento, sinalização e urbanização do espaço.

Durante a visita, que aconteceu em meio à discursão que envolve a retirada dos comerciantes da praia de Jacaré, marcada pelo Ministério Público Federal (MPF) para o próximo dia 28, o ministro ressaltou o valor do local como ponto turístico para a Paraíba e o município de Cabedelo, e afirmou que que irá pedir ao MPF e à Superintendência do Patrimônio da União (SPU), a prorrogação do prazo para que os bares sejam retirados. 

"Estou impressionado com o que estamos vendo aqui, é realmente um cartão postal da Paraíba. Temos de estar juntos, pois aqui existem instalações de grande atratividade pra os turistas. No Ministério do Turismo já estávamos apoiando um estudo de requalificação dessa área para atender às exigências da legislação. Mas somente hoje tomamos conhecimento dos detalhes da determinação do MPF e da apresentação de um projeto alternativo por parte da Prefeitura de Cabedelo. Precisamos fazer essa interlocução, pois não adianta apenas destruir um equipamento que tem grande importância para o destino turístico paraibano sem pensarmos numa solução viável e em curtíssimo prazo. É importante ganhar tempo para que a Prefeitura possa implementar o projeto numa área própria, sem fazer ocupação de áreas irregulares, atendendo ambas as partes e respeitando sempre a legislação", destacou.

O secretário do turismo de Cabedelo, Omar Gama, que acompanhou a comitiva, demonstrou satisfação ao perceber o empenho vindo de várias esferas da sociedade. 

"Nessa causa, estamos todos unidos. Os vereadores, a Prefeitura, o Governo do Estado, a Assembleia, os comerciantes e o Ministério do Turismo. Tivemos a oportunidade de conversar particularmente com o ministro e apresentar toda situação do Parque, e sentimos o seu comprometimento pra que isto seja resolvido. A proposta de projeto da Prefeitura foi aceita por todos os parceiros e agora nós estamos com um curto prazo pra apresentar o orçamento e o detalhamento desse primeiro módulo do Parque do Jacaré”, disse. 

O projeto para o Parque do Jacaré foi desenvolvido pela Prefeitura de Cabedelo, através das secretarias de Turismo, do Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa) e do Planejamento do Uso do Solo, e visa o ordenamento, a sinalização e a urbanização do Jacaré. Segundo Omar Gama, o trabalho desenvolvido vai tornar o parque ainda mais atrativo durante todo o dia.

“É importante destacar que a Prefeitura está trabalhando em um projeto de um grande parque, que contemple não somente o Por do Sol, mas que seja um espaço sustentável e que tenha viabilidade econômica de, pelo menos, 12 horas diárias. A determinação do prefeito Leto Viana é fazer do espaço um atrativo maior do que já é. E nós estamos correndo contra o tempo e precisamos solicitar uma prorrogação desse prazo ao MPF, pra que possamos começar a implementar a iniciativa", destacou.

Jurandir do Sax, responsável por executar o famoso Bolero de Ravel durante o por do sol no Jacaré, ressaltou a importância dessa parceria, visando tão somente a manutenção de um espaço tão privilegiado e belo. "Agradecemos primeiramente a Deus, por essa luz maravilhosa que acaba de se por. E também agradecemos ao Ministro do Turismo que está aqui presente, à Prefeitura de Cabedelo e a todos que estão lutando para que possamos trazer uma nova luz a esse nosso universo", disse.

Presenças - Estiveram presentes na comitiva, além do ministro e do secretário municipal de Turismo, o Diretor de Mercados Internacionais da Embratur, o paraibano Gilson Lira; o secretário municipal de Meio Ambiente, Walber Farias; o presidente da Associação de Bares e Restaurantes da Praia do Jacaré, Leonardo Mendes; O presidente da Comissão de Associações da Praia do Jacaré, Clenildo Costa; dentre outras autoridades locais e estaduais. 

O projeto - O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Cabedelo, através das Secretarias Municipais de Turismo, do Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa) e do Planejamento do Uso do Solo, prevê a retirada dos bares da lâmina d’água para outro local, dentro do Parque, e que privilegie a contemplação do evento do Pôr do Sol, principal ponto turístico da cidade. Para tanto, já encontra-se empenhado, na Caixa Econômica Federal, R$ 1,5 milhão, recurso vindo do Ministério do Turismo.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.