Desfiles Cívico-Militares de Sete de Setembro levam milhares de pessoas às ruas de Cabedelo.



Foto: Fábio Fernandes.
As chuvas atrapalharam, mas não tiraram o brilho de um dos eventos mais importantes e prestigiados no calendário de Cabedelo. O desfile cívico-militar que aconteceu no último domingo (07), no Centro da cidade, fechou as comemorações dos 192 anos da Independência do Brasil. Ao todo, nos dois dias de desfiles, sábado (06) no Renascer e ontem (07), cerca de 25 mil pessoas foram às ruas de Cabedelo para festejar o Sete de Setembro.

A orientação do Chefe do Poder Executivo Municipal, mediante à intempestividade do clima na tarde do desfile, foi para que a Secretaria de Educação, que coordenou toda a festividade, tomasse medidas preventivas com relação à exposição, principalmente, de crianças e pessoas idosas à forte chuva.

"É importante salientar que, mesmo com toda a estrutura montada, o prefeito Leto se preocupou e temeu que as chuvas ocasionassem problemas de saúde aos participantes. Ele orientou, inclusive, que a Secretaria de Educação tomasse as medidas cabíveis no sentido de permitir que a decisão de participação ou não no evento ficasse inteiramente a critério de cada unidade escolar e entidade civil, de cada gestor ou professor, mediante o clima que se apresentava. E pediu ainda que o alerta fosse, principalmente, para crianças e pessoas idosas. Somente após essa providência, demos continuidade ao evento", frisou a primeira dama Jacqueline Monteiro.

O evento teve início às 15h40 com a comitiva do prefeito Leto Viana, acompanhado da primeira dama, vereadora Jacqueline Monteiro, constituída de autoridades das Forças Armadas Brasileiras, a exemplo do Major Tibúrcio, do Exército Brasileiro, Comandante da Companhia de Comando do 1º Grupamento de Engenharia; do Capitão de Fragata Valdinei Ciola; Comandante da Capitania dos Portos da Paraíba; e do Tenente reformado Oliveira, da Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB). O cortejo passou as tropas em revista e, em seguida, participou do hasteamento das Bandeiras municipal, estadual e nacional.

No palanque montado na Praça Getúlio Vargas, o prefeito Leto Viana saudou a população a as autoridades presentes, e deu início ao desfile. "Hoje lembramos a independência política, econômica e social do nosso país. E a continuidade do fortalecimento da democracia. Declaro aberto o desfile cívico-militar de Cabedelo e agradeço a presença de todos", disse.

Ao todo, 33 Bandas Marciais e 6 representantes militares, a exemplo do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, a Marinha do Brasil, os Escoteiros do Mar, a Polícia Militar da Paraíba, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Cabedelo participaram dos desfiles, que contou, ainda, com a presença dos Centros e Grupos de Convivência de Idosos; Centros de Artes e Cultura; Programas Sociais e Associações; Grupos e Entidades Religiosas; Frota de veículos da Prefeitura Municipal e o corpo docente e discente de 3 escolas particulares, 15 escolas municipais e 3 estaduais.

A primeira dama, vereadora Jacqueline Monteiro, fez questão de ressaltar a importância desse evento para a cidade. “Foi um momento democrático, em que todas as pessoas vieram às ruas expressar a vontade popular no que diz respeito à democracia, nessa data que é um marco histórico para o nosso país. Me senti muito feliz em compartilhar desse momento tão lindo com todos os cabedelenses", comentou.

O comandante da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente, Major Pablo Cunha, parabenizou a Prefeitura e destacou a organização e tranquilidade do desfile. "O que mais nos impressionou é que, mesmo debaixo de chuva, o cabedelense deu sua contribuição ao evento patriota, demonstrando um nível de civismo respeitável para essa festa de Independência do Brasil. A polícia militar disponibilizou 60 policiais militares, 40 no desfile e mais 20 no entorno da via principal, o que garantiu a segurança dos cerca de 25 mil cidadãos que vieram acompanhar as festividade no sábado e no domingo”, destacou.

Para quem saiu de casa, enfrentou o clima ruim e viu o exemplo de patriotismo que Cabedelo preparou para todos, o sentimento foi de alegria e entusiasmo. "Eu pensei que a chuva fosse tirar o brilho do evento, mas quando cheguei aqui, vi que estava tudo muito organizado. Se tivessem adiado o desfile, não teriam o mesmo impacto e emoção. Percebi muito entusiasmo nos alunos, nos professores, na turma da Educação, como também nas entidades que participaram do desfile", destacou a professora aposentada Marta Sabino.

Desfiles temáticos - O ponto alto do evento foi a apresentação das Unidades Escolares Municipais, que além de apresentarem projetos pedagógicos desenvolvidos no ano letivo, também usaram de muita criatividade para reverenciar e explorar temas em torno da personalidade homenageada no ano cultural cabedelense:  Altimar Pimentel (in memorian).

As demais entidades estudantis, a exemplo dos institutos educacionais, homenagearam diversos temas. A Escola Estadual Imaculada Conceição, por exemplo, comemorou na avenida os 60 anos de sua fundação, e trouxe novamente o sucesso do pelotão elétrico comandando pelo professor Lúcio José. Já a Escola Municipal João Roberto Borges de Sousa evidenciou os Direitos das Crianças e Adolescentes, e a Escola Municipal Adolfo Maia ressaltou o avanço do país na era da informação.

Ainda chamaram atenção temas como o da Igreja Assembleia de Deus, que levou diversos pelotões sob o lema "Unida pela Paz do Brasil e do Mundo", e o da Associação Frei Gregório, que fez uma linda homenagem ao Nordeste. Todas as unidades foram acompanhadas pelas bandas marciais que deram um show à parte, apresentando um repertório eclético, incluindo músicas eruditas e populares.

O Assessor Especial da Secretaria de Educação, Professor Neroaldo Pontes, agradeceu a todas as Secretarias parceiras, a exemplo de Comunicação, Cultura, Chefia de Gabinete, Transportes, Saúde, Ação e Inclusão Social, dentre outras, e fez um balanço sobre o evento. "De fato, nós presenciamos uma festa da independência, uma festa da cidadania. E com muita organização, apesar da chuva, tivemos aqui escolas de educação infantil e de ensino fundamental do Município, escolas privadas e estaduais, associações, etc. E essa integração que vimos na avenida aconteceu de uma maneira muito bonita. Além do mais, vimos também a dedicação dos alunos e dos professores em prepararem os temas dos desfiles, homenageando Altimar Monteiro”, finaliza.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca