Arrecadação de IPTU aumenta em Cabedelo.




O Município de Cabedelo, nos primeiros 30 dias de cobrança, apresentou aumento na arrecadação do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU), em 2014. As informações são da Secretaria da Receita Municipal, que considerou o período de 26 de agosto a 26 de setembro deste ano.

Desde o mês de julho, os contribuintes de Cabedelo já podem acessar, via internet, a emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), referentes ao IPTU 2014. A Prefeitura Municipal de Cabedelo disponibiliza no site institucional um link direto aos carnês àqueles que quiserem realizar a consulta.

Esse ano, a Receita Municipal, conforme Portaria 016/2014, definiu a cobrança do IPTU dividido em 04 parcelas, de agosto a novembro de 2014. Até o final desse período, a expectativa é que haja uma arrecadação de, aproximadamente, R$ 8,6 milhões entre IPTU e Taxa de Limpeza Urbana.

Nos três primeiros dias de arrecadação, que compreendem as datas de 27, 28 e 29 de agosto, o contribuinte recolheu 80% do valor previsto para todo o ano de 2014, com desconto financeiro de 20%.

Já nos primeiros 30 dias de campanha, de 27 de agosto a 27 de setembro, foram pagos pelos contribuintes 85% dos valores previstos para 2014, com o desconto de 15% para pagamento até hoje (30)

Através da campanha “É você e a Prefeitura atuando juntos por uma nova Cabedelo”, a população atendeu ao chamado, em uma demonstração de confiança nos projetos e ações desenvolvidos pela atual gestão.

“Temos observado que, há algum tempo, o IPTU vinha sendo usado como instrumento político, principalmente pela parcela da população de média e alta renda. O que é compreensível diante do descaso das gestões passadas no tocante às melhorias na infraestrutura da cidade como um todo”, destacou o secretário municipal da Receita, José Mário Madruga.

Outro dado relevante diz respeito à redução na inadimplência inscrita na dívida ativa. Segundo a Receita Municipal, até 27 de setembro de 2014, a prefeitura recuperou 40% a mais de dívidas em atraso em comparação ao resultado obtido ao longo de todo o ano de 2013.

Essa análise também se confirma nos resultados baseados no número de contribuintes que aderiram aos programas de Refis e recuperação de dívidas. Até setembro de 2014, houve um aumento de 15%, em relação aos 12 meses de 2013, na quantidade de contribuintes que procuraram a Receita Municipal para regularizar seus débitos.

Segundo o prefeito Leto Viana, esses são resultados que refletem a boa orientação que a atual gestão vem dando no trato com a administração pública no município.

“Ainda estamos tirando do papel a maior parte das ações e projetos que objetivamos em 2014. Todos os envolvidos estão convocados a um esforço conjunto, destravando a administração do município em todas as áreas. Muitas mudanças virão ainda neste ano, aumentando ainda mais a confiança da população na nossa gestão”, destacou.

Em outubro, a Receita Municipal deverá concluir relatório oficial, que vai servir como base de outras análises financeiras que norteiem planejamentos para 2015.

IPTU - O IPTU é uma das principais fontes de recursos financeiros do município e é cobrado anualmente. O valor arrecadado é destinado à execução de obras e ao cumprimento com obrigações orçamentárias, que vão desde a folha salarial do funcionalismo público à manutenção da infraestrutura, insumos e investimentos.

Os contribuintes que estiverem com parcelas em atraso, anteriores a 2014, devem procurar a Secretaria Municipal da Receita, localizada na Rua Heitor Gusmão, 21. Para maiores informações, basta ligar para o telefone (83) 3250.3187.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca