Prefeito Leto Viana entrega serviço de Mamografia Digital à população de Cabedelo.




A população feminina de Cabedelo passou a contar, desde ontem (09), com o acesso aos exames de prevenção e rastreamento do câncer de mama, através de mamografia digital de última geração. O primeiro mamógrafo do município, entregue pelo prefeito Leto Viana, já está em pleno funcionamento na Policlínica da cidade, localizada no bairro de Camalaú. A inauguração do aparelho integrou o calendário de atividades do Outubro Rosa e colocou a cidade como uma das poucas no Estado a oferecer esse serviço avançado.

Além de Leto, estiveram presentes a primeira dama, vereadora Jacqueline Monteiro, autora do requerimento solicitando o mamógrafo para Cabedelo; o secretário de Saúde, Jairo Gama, e demais autoridades locais.

O mamógrafo irá atender tanto às cabedelenses como às mulheres de municípios vizinhos, como Lucena e Santa Rita.

“Reitero o compromisso de nossa gestão com a elevação da qualidade dos serviços prestados aos cabedelenses, em todas as áreas, reconhecendo que, no caso da saúde, não se pode ser negligente e nem mesmo esperar por soluções urgentes e necessárias”, destacou o prefeito Leto Viana.

A aquisição do mamógrafo, bem como a instalação do importante serviço, são resultados de um esforço concentrado dos Poderes Legislativo e Executivo de Cabedelo, principalmente através das Secretarias de Políticas Públicas para Mulheres (SEPM) e da Secretaria Municipal da Saúde. A primeira dama, vereadora Jacqueline Monteiro (PRP), foi a autora do requerimento à Câmara Municipal, no ano passado, que solicitava o equipamento e também instituía o Outubro Rosa na cidade.

“É com alegria e sensação do dever cumprido que entregamos às mulheres cabedelenses esse indispensável serviço médico diagnóstico. Sabemos que estamos sendo determinantes na prevenção e no tratamento de uma doença tão agressiva, que é o câncer de mama. E aproveito para agradecer a toda equipe envolvida nesse esforço”, disse Jacqueline durante a solenidade.

Para o secretário de saúde, Jairo Gama, o equipamento, e a consciência da atual gestão sobre a importância desse mecanismo para a prevenção do câncer de mama, são de suma importância para Cabedelo continuar avançando na qualidade do atendimento na saúde, como tem feito desde que assumiu a pasta.

“A atual gestão municipal soube reconhecer o enorme benefício trazido pelo novo equipamento, o que coloca o município no mesmo nível de importantes serviços médicos, de grandes centros de referência do Brasil nessa especialidade”, pontuou.

A mamografia bilateral digital, recomendada para mulheres a partir dos 40 anos, consegue identificar o câncer de mama em uma fase onde ainda não pode ser reconhecido pelo autoexame. Isso permite o diagnóstico precoce da doença, aumentando consideravelmente as chances de cura e sucesso no tratamento.

“Cabedelo, a partir de hoje, se inclui entre os 12 únicos municípios paraibanos, dentre os 223, a dispor do serviço de mamografia digital. Trata-se de um enorme diferencial que impacta consideravelmente a qualidade dos serviços da saúde prestados à população local”, ressaltou a mastologista Eulina Helena.

O mamógrafo está disponível para atendimento às mulheres no Centro de Referência em Saúde Leonardo Mozart – Policlínica de Cabedelo, localizado na Rua São Sebastião, S/N, Camalaú. Para mais informações, basta ligar para o telefone (83) 3250.3280.

Primeiros exames -  A população presente ao evento, principalmente algumas mulheres, já puderam usufruir do mamógrafo digital, realizando o importante exame para prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

“Agora ficou muito mais fácil. Antes, eu tinha que me deslocar para João Pessoa para fazer esse exame. Agora, fica aqui bem pertinho da gente!”, elogiou Plácida de Paula Costa, de 57 anos, moradora de Intermares.

Plácida foi uma das primeiras a utilizarem o equipamento, ao lado de Adriana Barbosa, de 41 anos;  Sandra Maria S. Menezes, de 44 anos; Isabel Cristina, de 40 anos; e Tereza de Jesus, de 55 anos. Todas moradoras de diversas localidades em Cabedelo.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca