Sede da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres é inaugurada em Cabedelo.



O prefeito Leto Viana e a primeira dama, vereadora Jacqueline Monteiro, inauguraram, na semana passada, a nova sede da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Cabedelo (SEPM). A solenidade, bastante prestigiada, contou com apresentações musicais da Jovem Orquestra de Cabedelo, sob a regência do maestro Erinilson; do Coral Bety Shalon, comandado pela maestrina Léa Praxedes; e da Voz & Violão de Laércio Camargo.

A SEPM, que tem como titular a secretária Mônica Pimentel, foi criada pelo prefeito Leto Viana e idealizada pela primeira dama, Jacqueline Monteiro, como um projeto voltado à defesa e ao apoio às mulheres cabedelenses.

“Tenho a honra, com o apoio do prefeito Leto Viana e de todos da SEPM, de assistir a inauguração desse importante instrumento de apoio e defesa da mulher cabedelense, principalmente as mais carentes. Um apoio político-administrativo decisivo, em um momento em que estamos diante de tantos desafios decorrentes da situação de precariedade em que recebemos a cidade das gestões passadas”, comentou Jacqueline.

A SEPM vem desenvolvendo várias atividades desde a sua criação, no mês de janeiro. Entre elas, destacam-se a realização de duas edições do Curso Sesi - Cozinha Brasil, atendendo 120 mulheres; a ampliação da assistência às mulheres vítimas de violência doméstica e da informação sobre a Lei Maria da Penha; além da realização do I Fórum Outubro Rosa, no começo do mês.

Muito importantes, também, foram as articulações da SEPM, junto à Secretaria Municipal da Saúde, que resultaram na aquisição e na instalação de um mamógrafo digital e, consequente, inauguração do primeiro Serviço de Mamografia Digital de Cabedelo, ocorrida na última quinta-feira (09).  

“Com a nova sede, poderemos avançar na ampliação e, principalmente, na capacitação da atual equipe, que conta com sete colaboradoras. Recentemente, estivemos em Salvador (BA), a convite da Secretaria de Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, para participarmos do Curso de Convivência e Segurança Cidadã, realizado dentro do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD). Ações como essa enriquecem nosso conhecimento e nos tornam ainda mais capazes de exercermos, com mais competência, o nosso trabalho em prol da mulher cabedelense”, destacou Mônica. 

Sobre a SEPM - A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres tem, dentre outros objetivos, planejar e efetivar campanhas educativas voltadas às mulheres; articular, promover e executar programas de cooperação com organismos estaduais, nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados a implementações de políticas públicas para as mulheres; além de realizar ações voltadas às áreas consideradas de vulnerabilidade para a qualidade de vida e autonomia das mulheres, tais como: educação e cultura, enfrentamento à violência contra a mulher, saúde, trabalho e combate à pobreza. 

Para o próximo mês, já está prevista uma palestra sobre o tema “Justiça em seu bairro – mulher merece respeito”, a ser proferida pela Juíza Rita de Cássia Andrade.

“Com esse novo espaço poderemos desenvolver e pôr em prática vários outros projetos. Teremos novas salas e equipamentos, auditório para reuniões, treinamento e capacitações para até 30 pessoas”, ressaltou a secretária executiva da SEPM, Geusa Ribeiro.

A nova sede da SEPM está localizada à rua Manoel Araújo do Nascimento, nº 130, no bairro de Jardim Brasília, na mesma rua do Caps.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca