Maior espetáculo ao ar livre da Paraíba, Paixão de Cristo de Cabedelo comemora 38 edições este ano.



O Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa (GTAAB) realiza, nos dias 3, 4 e 5 de abril, o espetáculo Paixão de Cristo – A Fortaleza de uma Paixão. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria Municipal de Cultura, comemora sua 38ª edição e acontecerá sempre às 20h00 na Fortaleza de Santa Catarina, com entrada gratuita.

O espetáculo, considerado o maior ao ar livre da Paraíba, além de ser o único no Brasil realizado dentro de um patrimônio histórico, envolve a participação de, aproximadamente, 200 profissionais, entre elenco, técnica, maquiador e figurino, e é realizado em 51 cenas e 4 atos.

A Paixão, já tradicional na cidade, não sofrerá grandes alterações com relação ao texto baseado nos evangelhos, mas contará com novidades no cenário, efeitos especiais e acomodação.

Para esta edição, a estimativa é que o espetáculo reúna aproximadamente 2.500 espectadores por dia, e terá novamente a montagem de uma arquibancada para maior conforto do público presente.

"Eu participo há 12 anos do espetáculo, mas tenho uma expectativa de que este ano vai ser ainda mais especial. Principalmente, pelo apoio que a Prefeitura está concedendo ao GTAAB, proporcionando muitas novidades ao público. A Paixão é uma mega produção, genuinamente cabedelense, que além da valorização da cultura local, tem sido um grande atrativo turístico pra o município no feriado da Semana Santa. Este ano, muitas caravanas de outras cidades já estão se programando para vir à Cabedelo", afirmou Walmarques Junior, secretário de Cultura e que também atua como ator na Paixão.

Diretor do espetáculo há 35 anos e participante desde a criação do espetáculo em Cabedelo, o professor Tadeu Patrício comentou sobre a preparação e a expectativa para os dias da peça.

"A Prefeitura é a grande colaboradora desse projeto e esse ano vamos realizar um espetáculo muito mais bonito plasticamente e com mais novidades. O elenco está muito entusiasmado nos ensaios. Nosso objetivo aqui é proporcionar uma atividade saudável a centenas de jovens que trabalham conosco e milhares de pessoas que irão nos prestigiar. Além de revitalizar esse monumento histórico, que é a Fortaleza, interpretando a história do maior personagem do mundo e da vida: nosso senhor Jesus Cristo".

Detalhes do Espetáculo - Com o texto totalmente baseado no evangelho cristão, as cenas de maior destaque da Paixão de Cristo são a Dança de Salomé, que deverá ter grandes novidades; o enforcamento de Judas; a Santa Ceia; a Via Sacra, que envolve o calvário de Cristo e sua crucificação; e a Ressurreição, que também contará com inovações. Além disso, o espetáculo cabedelense é um dos únicos do Brasil que apresenta as cenas do julgamento de Cristo no Sinédrio Judaico.

"Me sinto privilegiado de interpretar um espetáculo tão icônico e tão belo, com um texto tão próximo do que a Bíblia fala a respeito de Jesus Cristo. E como ator, me sinto lisonjeado de trabalhar com grandes nomes da cultura cabedelense, num local tão representativo e histórico. Fico até sem palavras, porque a atual gestão municipal tem dado um olhar mais sensível à cultura cabedelense", destacou o jovem ator cabedelense, Thales Accioly, que atua no espetáculo há 10 anos e interpretará Caifás.

Apoio da Prefeitura - Apesar de toda a grandiosidade artística e cultural, poucas vezes o projeto da Paixão de Cristo recebeu incentivo do poder público.

Por falta de condições financeiras, o espetáculo já deixou de ser encenado em alguns anos e precisou cortar algumas cenas para diminuir os gastos, além de cobrar ingressos para arcar com os custos.

Os atores nunca receberam sequer alimentação e o espetáculo nunca teve gerador, para evitar que uma queda de energia atrapalhasse a encenação.

O maior incentivo que a peça chegou a receber foi em 2008 e 2009, com R$ 25 mil, mas no ano seguinte, em 2010, o espetáculo não foi realizado por falta de apoio. Este ano, o grupo recebe uma subvenção de R$ 80.000 (oitenta mil reais).

Ingressos - Os ingressos serão distribuídos em diversos pontos da cidade,  divulgados na semana do evento.

Reconhecimento - Quando era vereador, Leto Viana foi autor da Lei 512/89, que reconhece como sendo de utilidade pública o Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa (GTAAB), realizador do espetáculo. Além disso, apresentou diversos requerimentos solicitando o apoio da Prefeitura para a peça. Na mesma sintonia, a primeira-dama e vereadora Jacqueline Monteiro (PRP) é autora da Lei 1.612/13, que institui a encenação da Paixão de Cristo como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Cabedelo, além de incluí-la no calendário cultural da cidade.


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Farol da Pedra Seca

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Luceninha e Leto prestigiam inauguração da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Cabedelo