Em Cabedelo - Paixão de Cristo emociona público em três dias de apresentação.



Foto: Ismael Farias.
Muita emoção e uma Fortaleza lotada marcaram os três dias de apresentação da Paixão de Cristo - A Fortaleza de uma Paixão, realizada pelo Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa (GTAAB) com o apoio total da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC). O evento, que aconteceu nos dias 3, 4 e 5, chamou a atenção pela originalidade e beleza das encenações e pela participação especial da atriz Viviane Araújo, nos papeis de Salomé e Maria Madalena. Ao todo, cerca de 6 mil pessoas foram prestigiar a peça, vindas de diversas cidades do Estado.

Encenado há 38 anos, o espetáculo contou com texto totalmente baseado no evangelho cristão, com passagens marcantes, como a Dança de Salomé, o enforcamento de Judas, a Santa Ceia, a Via Sacra, que envolve o calvário de Cristo e sua crucificação, e a Ressurreição. A Paixão de Cristo de Cabedelo, a maior realizada ao ar livre e, única no país, a ser encenada em um patrimônio histórico, também apresentou o julgamento de Cristo no Sinédrio Judaico.

O prefeito de Cabedelo, Leto Viana, foi prestigiar o evento acompanhado da primeira-dama Jaqueline Monteiro e, após a encenação, em meio aos aplausos, teceu elogios enaltecendo o trabalho do grupo.

“Gostaria de parabenizar todos os artistas pela beleza do espetáculo, por toda dedicação dispensada a este feito e, dizer que a cidade de Cabedelo só tem a ganhar com isso”, parabenizou.

Nos papeis de Salomé e Maria Madalena, Viviane Araújo confessou ter realizado um sonho ao encenar a Paixão de Cristo, e se mostrou bastante agradecida e encantada com o espetáculo e com a cidade de Cabedelo.

“Foi a primeira vez que participei de um espetáculo assim e essa participação veio para engrandecer a minha carreira como atriz. É tudo feito com muito esforço e muita dedicação pelo pessoal de Cabedelo, e eu fiquei muito lisonjeada e emocionada em estar colaborando de alguma forma. Agradeço ao GTAAB, ao prefeito Leto Viana e ao povo de Cabedelo, pela receptividade e pelo carinho com que me acolheram. A cidade é linda e foi um prazer fazer parte desse evento tão importante e tão bem realizado”, declarou.

O Secretário Municipal de Cultura, Walmarques Júnior, que trabalha no espetáculo como ator e produtor, também ressaltou sua satisfação.

“O trabalho dedicado das pessoas envolvidas na encenação e uma imensa plateia que soube respeitar o trabalho dos artistas colaboraram para o sucesso do espetáculo em seus três dias. A nossa Paixão já era significativa e, neste ano, tomou uma proporção maior ainda. Esse trabalho merece o incentivo doado pela Prefeitura, porque já era o nosso maior produto cultural e justifica o investimento que foi feito. Realizamos um trabalho renovado, cenário e figurinos novos, participação de uma grande atriz e o resultado disso tudo foi a Fortaleza lotada nos dias de encenação”, afirmou Walmarques Júnior.

Milhares de cabedelenses e visitantes vindos de diversas localidades foram prestigiar o evento. Dentre elas, muitas pessoas que nem conheciam a cidade, como o casal de idosos Martinez e Toísa, que veio da cidade do Crato, no Ceará, somente para assistir ao espetáculo.

“Alguns amigos de João Pessoa nos convidaram e nós tivemos a curiosidade de conhecer. Foi tudo muito lindo, ficamos emocionados. A retratação da vida de Cristo é muito bem representada nesta cidade”.

Na plateia também estavam presentes ex-moradores, que aproveitaram para visitar familiares e se emocionarem com a beleza do espetáculo. Foi o caso de Carlos Lopes, que hoje mora em Recife, mas,   que, quando adolescente, fez parte do GTAAB e não assistia a encenação há 15 anos.

“Fico feliz de saber que essa tradição ainda é mantida e de ver que foram feitos mais investimentos. Vendo estas cenas, passa um filme na minha mente. Essa arte não pode deixar de ser valorizada. Cabedelo não seria a mesma sem esse espetáculo”.


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.