Moradores e Prefeitura Municipal de Cabedelo debatem redefinição de projeto que incentiva à prática de esportes em Intermares.



Foto: Michael Sampaio (Secom - Cabedelo).
O prefeito Leto Viana e os secretários de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Emerson Lucena, e Mobilidade Urbana (Semob), José Euzébio, se reuniram, nesta quarta-feira (15), com moradores do bairro de Intermares para debater o projeto de isolamento temporário da Avenida Oceano Atlântico para prática de esportes e caminhada, bem como as consequências para o trânsito local. O encontro, que aconteceu na Praça do Açai, foi uma iniciativa da gestão municipal visando o diálogo e a apresentação de demandas por parte dos moradores.
  
Em comum acordo, ficou definida a continuidade do projeto, mas com a interdição apenas parcial da Avenida até que todas as obras de pavimentação nas ruas paralelas à orla sejam concluídas. As alterações deverão ter início na próxima semana. 

A iniciativa da Sejel visa proporcionar melhor qualidade de vida e oferecer mais um espaço de lazer aos moradores e frequentadores da orla de Intermares. Desde a semana passada, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) disponibilizou, das 05h30 às 07h30, um trecho de 1.2 quilômetros da Avenida Oceano Atlântico para a prática de caminhada, corrida, bicicleta, patins e skate. O trecho vai da Rua Mar Negro até a Rua Mar de Coral. 

Além de interditar a área, a Sejel propõe a inclusão de outros serviços voltados à saúde, como a presença de um posto móvel de Atenção Básica, com enfermeiros, nutricionistas e educadores físicos. 

"Queremos fazer nossos investimentos em parceria com o povo. O projeto é muito interessante e a opinião da população é importantíssima para a execução das nossas ações. Quando fizermos um investimento que não for interessante para população, poderemos recuar dois passos para trás, melhorar a ideia e avançar dois passos adiante", afirmou Leto Viana. 

Um estudo baseado no fluxo de veículos na orla já foi feito pela Semob, como forma de saber qual trecho deverá ser liberado para o trânsito durante o horário de atuação do projeto. 

“A partir dessa nova ideia discutida aqui, com o compartilhamento da via entre pedestres e veículos, nossa maior preocupação será com a segurança dos cidadãos. Diariamente, da Avenida Rio Negro até a Avenida Mar de Coral, se fará necessária a divisão de um terço para automóveis que vêm no sentido Poço-Bessa. Quanto aos veículos que trafegam no sentido Bessa-Poço, o desvio será feito pela Avenida Mar de Coral. Para essa operação, serão destinados seis agentes de trânsito e sinalizadores por meios de cones e cavaletes", destacou o diretor operacional da Semob, Surênio Chaves. 

O secretário de Esporte, Emerson Lucena, destacou positivamente o encontro e comentou sobre as decisões que serão tomadas no projeto com base nas opiniões dos moradores.

"A importância foi mostrar que tanto a Sejel, quanto a Prefeitura, está sempre aberta para ouvir as críticas e as sugestões dos moradores não só de Intermares, como de toda Cabedelo. Ao contemplarmos o bairro com esta ação, nós verificamos algumas demandas vindas dos próprios moradores sobre alguns pontos referentes ao projeto. Essa reunião aconteceu justamente para que o diálogo prevalecesse e para que os resultados causem mais benefícios que transtornos à população”. 

Dona Julita Cavalcanti, moradora do bairro há 28 anos, comentou sobre o desfecho da reunião. "Achei muito eficaz e positivo e o projeto não deve acabar. Isso é progresso. E a rua é ideal para os pedestres passarem e terem prioridade". 


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca