Paixão de Cristo de Cabedelo começa nesta sexta-feira.



O Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa (GTAAB) realiza, a partir desta sexta-feira (3), o espetáculo Paixão de Cristo – A Fortaleza de uma Paixão. O evento este ano comemora sua 38ª edição e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria Municipal de Cultura. O espetáculo acontecerá até o domingo (5) sempre às 20h00 na Fortaleza de Santa Catarina, com entrada gratuita.

A peça, encenada em sua maioria por atores de Cabedelo, este ano terá a participação especial da atriz Viviane Araújo, nos papeis de Maria Madalena e Salomé.  Considerado o maior espetáculo ao ar livre da Paraíba, além de ser o único no Brasil realizado dentro de um patrimônio histórico, a Paixão de Cristo de Cabedelo envolve a participação de aproximadamente 200 profissionais, entre elenco, técnica, maquiador e figurino, e é realizado em 51 cenas e 4 atos.

A Paixão  não sofrerá grandes alterações com relação ao texto baseado nos evangelhos, mas contará com novidades no cenário, efeitos especiais e acomodação.

Para esta edição, a estimativa é que o espetáculo reúna aproximadamente 2.500 espectadores por dia, e terá novamente a montagem de uma arquibancada para maior conforto do público presente.

Com o texto totalmente baseado no evangelho cristão, as cenas de maior destaque da Paixão de Cristo são a Dança de Salomé, que deverá ter grandes novidades; o enforcamento de Judas; a Santa Ceia; a Via Sacra, que envolve o calvário de Cristo e sua crucificação; e a Ressurreição, que também contará com inovações. Além disso, o espetáculo cabedelense é um dos únicos do Brasil que apresenta as cenas do julgamento de Cristo no Sinédrio Judaico.

Diretor do espetáculo há 35 anos e participante desde a criação do espetáculo em Cabedelo, o professor Tadeu Patrício comentou sobre a preparação e a expectativa para os dias da peça.

"A Prefeitura é a grande colaboradora desse projeto e esse ano vamos realizar um espetáculo muito mais bonito plasticamente e com mais novidades. Nosso objetivo aqui é proporcionar uma atividade saudável a centenas de jovens que trabalham conosco e milhares de pessoas que irão nos prestigiar. Além de revitalizar esse monumento histórico, que é a Fortaleza, interpretando a história do maior personagem do mundo e da vida: nosso senhor Jesus Cristo".

Apoio da PMC - Apesar de toda a grandiosidade artística e cultural, poucas vezes o projeto da Paixão de Cristo recebeu incentivo do poder público.

Por falta de condições financeiras, o espetáculo já deixou de ser encenado em alguns anos e precisou cortar algumas cenas para diminuir os gastos, além de cobrar ingressos para arcar com os custos.

Os atores nunca receberam sequer alimentação e o espetáculo nunca teve gerador para evitar que uma queda de energia atrapalhasse a encenação.

O maior incentivo que a peça chegou a receber foi em 2008 e 2009, com R$ 25 mil, mas no ano seguinte, em 2010, o espetáculo não foi realizado por falta de apoio. Este ano, o grupo recebe uma subvenção de R$ 80.000 (oitenta mil reais).


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.