Conferência debate direito da criança e do adolescente de Cabedelo.



O Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescentes (CMDCA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), realizou a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A abertura do evento aconteceu nesta terça-feira (5) no Teatro Santa Catarina e as discussões seguem hoje (6), no Cabedelo Clube, com a formação de grupos para discussão e indicação de propostas relativas aos eixos temáticos.

Sob o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos da Criança e do Adolescente”, crianças e adolescentes tiveram oportunidade de exercer o protagonismo das ações através das discussões e do encaminhamento de suas sugestões sobre a temática dos direitos.

Na abertura, autoridades, representantes de associações e alunos de escolas do município assistiram palestras sobre protagonismo e a participação de crianças e adolescentes e ainda a ação dos Conselhos Tutelares municipais. 

“Essa conferência é importante porque chama a responsabilidade das autoridades, das pessoas que realmente estão comprometidas com a causa, para que cada vez mais possamos garantir os direitos e, através desse trabalho e de uma gestão sensibilizada com a questão, vislumbrar dias melhores para os jovens e crianças do nosso município”, resumiu a primeira-dama, vereadora Jacqueline Monteiro. 

O presidente do CMDCA, Francisco de Assis Barbosa dos Santos, destacou o papel dos jovens na Conferência.

“A política é voltada para a criança e para o adolescente, daí a importância da presença deles. Como são eles os beneficiados dos direitos, serão eles mesmos que darão ideias para que melhoremos, inclusive, a efetivação, porque já temos diversas leis que, muitas vezes, não são cumpridas. Vamos tentar sair dessa iniciativa com ideias a serem apresentadas na Conferência Nacional para que realmente os direitos da criança sejam cumpridos e não sejam violados”.

Para o juiz titular da 2ª. Vara da Infância e Juventude, Antônio Silveira, a ação da PMC em realizar encontros como esses é importante para reunir a sociedade em torno de uma causa comum: a luta pelos direitos das crianças. 

“Vejo com muita felicidade a iniciativa da PMC. Esse é um momento que vai mobilizar a sociedade em torno de uma causa comum e importante e, no meu modo de ver, decisiva para um futuro melhor em qualquer sociedade, em qualquer lugar do mundo, que é o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Ou seja, olhar para a juventude, para aquelas pessoas que estão se formando, com vista a dar prioridade a elas em todas as esferas, seja na educação, na saúde, seja nos sistemas de proteção”. 

Já Thiago Ramalho, representante do Núcleo de Cidadania e Apoio ao Adolescente (Nuca), salientou a importância da Conferência para os jovens de Cabedelo.

“É importante demais estarmos participando desse evento. É uma oportunidade de escutar, pesquisar, saber e se inteirar dos nossos direitos para que possamos cobrar o cumprimento deles”. 


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.