Operadores de turismo do Uruguai descobrem encantos de Cabedelo.



Foto: Michael Sampaio (Secom - Cabedelo).
A Prefeitura Municipal de Cabedelo,  através da Secretaria de Turismo (Setur), recepcionou e ciceroneou um grupo de profissionais e operadores de turismo da cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, em visita à cidade portuária no último sábado (23). A comitiva integrou um famtour no litoral paraibano, em um iniciativa da Embratur junto com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).

O principal objetivo da iniciativa é proporcionar o conhecimento de novos destinos turísticos no litoral paraibano, intencionando sua divulgação no mercado turístico uruguaio. Pesquisas comprovam que turistas vindos do país latino-americano estão cada vez mais investindo em férias e feriados nas cidades nordestinas.

Em Cabedelo, a Setur ofereceu um suporte logístico e bilíngue aos visitantes, com o acompanhamento do intérprete Alexandre Pinheiro.

“A Paraíba está abrindo uma nova frente nos mercados emissores do Mercosul. E Cabedelo não poderia ficar de fora desse roteiro. Além de lindas praias, temos o privilégio de abrigar um dos espetáculos mais lindos da natureza e um dos patrimônios histórico-culturais mais ricos e bem conservados do país. Isso sem falar do nosso povo gentil e hospitaleiro. Com trabalho e bons projetos, vamos, cada vez mais, intensificando o turismo e valorizando o que nossa cidade tem de melhor”, destacou o secretário de Turismo, Omar Gama.

Nas visitas técnicas o grupo também foi acompanhado por Eduardo Martins, especialista em Mercado Sulamericano (Embratur) e por Maria Abib, da Embaixada Brasileira em Montevidéu. A visita à Paraíba, que começou no dia 21 e se encerra na segunda-feira (25), teve como objetivo a análise da infraestrutura turística das cidades, a rede hoteleira, restaurantes e pontos turísticos.

Passeio - Em Cabedelo, a Fortaleza de Santa Catarina, alguns restaurantes e praias foram os locais visitados. Após um passeio de catamarã no Rio Paraíba e a apresentação no pôr do sol da Praia do Jacaré,  os uruguaios estavam encantados com a cultura, a gastronomia, a receptividade e as belezas naturais da cidade.  

"Foi um dia maravilhoso. Atendimento e recepção espetaculares, praias límpidas e agradáveis. É impossível destacar uma coisa só", destacou Marta Bentancur, da agência uruguaia EGA.

Já Maria Figueredo,  da agência Planet Travel, revelou sua emoção ao vivenciar o Por do Sol no Jacaré. "Fiquei muito surpresa com esta cidade. E, especialmente, aqui, fiquei encantada com esse momento fantástico e extasiante do pôr do sol. Muito diferente de tudo que já vi”.

Mercado Uruguaio - Dados do Ministério do Turismo mostram que, dos quase 300 mil turistas uruguaios recebidos em 2013 (número que corresponde a 10% da população do Uruguai), a maioria (87,3%) já veio ao Brasil outras vezes e 99,2% revelaram ter a intenção de retornar.

Essa preferência dos uruguaios pelo país traz a necessidade de diversificar a oferta brasileira. Para isso, a Embratur está trabalhando um calendário especial de ações no Uruguai, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, com realizações de workshops com o trade turístico, presstrips com jornalistas de veículos influentes, campanhas publicitárias e ações digitais durante todo o ano de 2015, já que a maior parte dos uruguaios utilizou a internet como fonte de informação (49,1%) para planejar a viagem, segundo Anuário do Mtur.

“Queremos diversificar os destinos turísticos consumidos pelos latino-americanos. O Nordeste tem um grande potencial de sol e praia, belezas naturais e cultura que atrai esse público. O famtour ajuda a mostrar àqueles que fazem os pacotes e vendem as viagens os benefícios de ter em suas prateleiras um destino como a Paraíba, por exemplo”, disse Vicente Neto, presidente da Embratur.


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.