Secretaria de Saúde de Cabedelo promove Semana da Luta Antimanicomial.



A Secretaria de Saúde de Cabedelo, através da Coordenação de Saúde Mental, promove, entre os dias 25 a 29, a Semana da Luta Antimanicomial. A iniciativa acontece em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial – 18 de maio. 

Dentro da programação está a realização de uma mesa redonda na segunda-feira (25), no auditório da Secretaria de Educação.

Na quarta-feira (27) será realizado o Dia da Saúde na Praça Getúlio Vargas, com vacinação, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, testes de glicemia, oficinas de música e roda de capoeira. O encerramento da Semana será na sexta-feira (29) com um café da manhã em frente ao CAPS I.

“Estamos promovendo essa Semana para comemorar a Luta Antimanicomial e o tratamento em liberdade, em busca do fechamento de manicômios e da reinserção social, dando aos nossos pacientes mais autonomia e qualidade de vida. Aqui em Cabedelo as internações psiquiátricas já foram reduzidas de 8 a 12%”. Destacou Samara Kaliny, diretora do CAPS I.

De acordo com o censo 2013 do IBGE, em Cabedelo, 3% da população sofre com transtornos mentais severos e persistentes; 6% apresentam transtornos psiquiátricos graves e 12% dos cabedelenses necessitam de algum atendimento em saúde mental. Ao todo, em números exatos, são 13.237 pessoas que se encaixam nesses perfis divulgados.

A Sescab oferece tratamento a esses pacientes no CAPS I (para portadores de transtornos mentais graves) e no CAPS AD (para portadores de algum transtorno decorrente do uso do álcool e drogas). Além deles, O Centro Municipal de Referência em Saúde Leonard Mozart (Policlínica) e todas as Unidades de Saúde da Família (USF) oferecem suporte no tratamento para portadores de sofrimento mental leve e estabilizados.


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.