TURISMO - Trem do Forró desembarca pela primeira vez na Paraíba e terá parada em Cabedelo.



Foto: Ismael Farias (Secom Cabedelo).
O prefeito Leto Viana participou nesta quarta-feira (27), na Casa da Pólvora, em João Pessoa, do lançamento do Trem do Forró, projeto coordenado pela Serrambi Turismo, em parceira com a PB Trens e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A iniciativa chega à Paraíba depois de 25 anos de sucesso em Pernambuco. O trem partirá de João Pessoa com direção à cidade portuária no ritmo do arrasta pé durante todos os finais de semana de junho, com inicio no dia 13.
A edição paraibana segue nos dias 14, 20, 21 e 27 de junho e o selo de estrutura e animação, característico da atração, será mantido durante os 60 Km de percurso. A concentração do Trem do Forró acontece na Estação Central de João Pessoa (localizada ao lado da praça Napoleão Laureano). A chegada em Cabedelo contará com uma Vila Estilizada, em uma estrutura com animadores, palco para o trio de pé de serra, quadrilha, barracas de comidas típicas e artesanato local e banheiros químicos. Ao todo, serão quatro horas de arrasta pé. 

“É com muita alegria que nós recebemos essa parceira, que será bastante produtiva para a nossa cidade. O Trem fortalecerá ainda mais a nossa cultura e o nosso Marzão de Forró, atraindo o orgulho do cabedelense e ainda mais turistas para a nossa cidade”, destacou o prefeito Leto Viana.  

O tradicional Trem do Forró há 25 anos leva forrozeiros animados no período junino, do Recife ao Cabo de Santo Agostinho. É a primeira vez que sai dos trilhos Pernambucos, e as cidades de João Pessoa e Cabedelo foram as escolhidas para serem o ponto de partida e chegada do arrasta-pé sobre os trilhos. 

“Em 25 anos o Trem do Forró não mudou nada. A tradição e a essência do forró pé de serra se mantêm. Essa época junina é muito concorrida em cidades como Caruaru e Campina Grande. Curiosamente, esse trem não passa por nenhuma dessas cidades, mas já é uma tradição do São João. Fomos muito bem recebidos pelo prefeito de Cabedelo quando o procuramos para firmar essa parceria, e nossa expectativa não poderia ser melhor. Estamos muito animados e temos certeza que o povo paraibano vai cair no forró no nosso Trem”, destacou Anderson Pacheco, da Serrambi Turismo. 

O trem - Serão sete vagões de passageiros, comportando 100 pessoas cada, todos com serviço de bar, segurança e um trio de forró pé de serra para garantir a animação do público nas 4 horas de atração. Além disso, o Trem do Forró conta com vagão de apoio e estrutura para banheiros. 

No total, mais de 60 pessoas devem trabalhar para a realização de cada saída da atração. “Além de promover as duas cidades, o trem do Forró vai movimentar muito a economia local, tanto de João Pessoa como de Cabedelo. Serão mais de 60 empregos diretos gerados com a iniciativa”, completou Pacheco. 

Os passaportes (compostos de camisa, pulseira e folder explicativo) para as viagens na atração custam R$90 e já podem ser adquiridos no quiosque da Claro, do Shopping Tambiá, em João Pessoa. Além das vendas individuais, a organização do Trem do Forró possui pacotes especiais para grupos turísticos e empresas, que aproveitam a atração para realização de festas corporativas, confraternizações ou campanhas de incentivo. 

Turismo e artesanato local – Na parada do trem em Cabedelo, os turistas e forrozeiros serão recepcionados por barracas de artesanato local. A primeira-dama de Cabedelo, e coordenadora do Marzão de Forró, Jacqueline Monteiro, colocou à disposição da organização do Trem o que de melhor a cidade pode oferecer. 

“Antes de tudo, quero parabenizar o projeto e ratificar que Cabedelo está de braços abertos para receber ações como essa. Além de toda a estrutura que a Prefeitura irá disponibilizar na chegada do Trem, também teremos o belo trabalho de nossos artesões expostos e comercializados a todos que estiveram lá. A decoração do nosso Marzão, assinada por Diana Oliveira, também poderá ser vista. Será uma festa linda e muito animada”, garantiu. 

Para o secretário de Turismo, Omar Gama, presente ao lançamento, o Trem do Forró vai intensificar ainda o turismo local, já bastante movimentado pelos festejos juninos da cidade. “Esse é um produto muito bom, que há 25 anos já ganhou tradição e credibilidade. É com muito orgulho que recebemos esse projeto, que só tem a trazer benefícios e ainda mais beleza ao nosso São João”, disse.

A cultura local também estará presente no desembarque dos forrozeiros em Cabedelo. O secretário de Cultura, Walmarques Junior, promete levar, a cada fim de semana, uma manifestação cultural típica da cidade portuária. “É a forma de darmos identidade ao projeto aqui em Cabedelo. De fazer com o que os turistas conheçam e consumam o que temos de mais valioso, que é a cultura do nosso povo, e também de convidá-lo a participar do Marzão de Forró, que esse ano promete ser ainda melhor”, completa. 

Mais informações sobre o Trem do Forró podem ser obtidas pelos telefones (83) 3021.9878 | 8639.7997 | 8639.4523 | 8639.9055 ou acessando www.pbtrens.com.br.


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.