Catadores de recicláveis serão cadastrados pela Prefeitura Municipal de Cabedelo.



As Secretarias de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa) e de Saúde de Cabedelo (Sescab) firmaram parceria para realizar cadastro de catadores recicláveis do município. A iniciativa faz parte de um acordo firmado entre a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB), para a implantação do Projeto 3R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar na cidade portuária.

O cadastro, que deverá ser finalizado até o final deste mês, será feito através de um grupo de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), levando em conta a atuação dos catadores em oito áreas da cidade portuária: Salinas de Ribamar, Renascer, Jacaré, Camboinha, Oceania, Manguinhos, Ponta de Matos, Recanto do Poço e Camalaú.

“Nós temos metas a cumprir, definidas em um Termo de Ajuste Ambiental junto ao MPPB e à PMC. Uma dessas metas é o cadastro dos catadores de recicláveis de todo município de Cabedelo. Como a Sescab, através de seus ACS,  conhece mais de perto essa realidade, solicitamos do secretário Jairo Gama e do setor de Atenção Básica esse grupo para realizar o censo do número de catadores existentes aqui em Cabedelo, facilitando o acesso e minimizando o tempo de execução da iniciativa”, explicou Walber Farias, à frente da Semapa.

Para Suênia Chacon, gestora da Atenção Básica de Cabedelo, a parceria com a Sescab, além de benéfica para a agilidade do cadastro, também auxilia na geração de dados que trarão melhorias para a saúde do município.

“A partir do momento que fizermos o cadastramento dessas pessoas que trabalham com reciclagem, vamos conseguir traçar o perfil de saúde desses catadores, que estão em constante risco de vulnerabilidade não apenas social, mas também de saúde. Geralmente essas pessoas acumulam o lixo coletado no seu domicílio, acarretando muitas doenças para si e para sua família”.

3R's – O projeto 3R’s foi criado pelo MPPB, através das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, para ser desenvolvido ao longo de 2015 em todas as cidades da Paraíba. A iniciativa visa garantir o cumprimento da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, no Brasil.

Os 3 R’s têm como metas promover a mobilização social para incentivar a coleta seletiva domiciliar, a qualificação do trabalho dos catadores de materiais recicláveis e o melhoramento da qualidade de vida deles e de suas famílias.

O projeto prevê a realização de diagnósticos da situação dos catadores e de suas famílias, atividades de educação ambiental em escolas públicas dos municípios, campanhas educativas em mídia, cursos de qualificação sobre resíduos sólidos, meio ambiente e segurança do trabalhador para catadores de material reciclável e a inclusão dos catadores capacitados e suas famílias, que estejam aptos a participar de programas sociais e na rede de ensino.

Em Cabedelo, a iniciativa está sendo gradativamente implantada. A PMC mantêm uma parceria com a Associação dos Catadores de Recicláveis (Acare),que  administra um galpão locado pela gestão atual e que serve para triagem do material reciclável recolhido no município.


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.